TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICÁCIA DO PÓS-VENDA PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES

Por:   •  20/5/2021  •  Artigo  •  4.513 Palavras (19 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 19

Faculdade Sucesso – FAS

Curso de Bacharelado em Administração

Marilene Costa Veras

PÓS-VENDA:

A EFICÁCIA DO PÓS-VENDA PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES

Santa Inês

2021

Marilene Costa Veras

PÓS-VENDA:

A EFICÁCIA DO PÓS-VENDA PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES

                                                                          Trabalho de conclusão de curso

                                                                           Em forma de Artigo apresentado

                                                                    À Faculdade Sucesso como

                                                                      Requisito para a obtenção do

                                                         Título de bacharel em

                                                 Administração.

                                                             

Orientador:

Santa Inês

2021

PÓS-VENDA:

A EFICÁCIA DO PÓS-VENDA PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES

     

                                                                                    Marilene Costa Veras

marileneveras@outlook.com

                              Graduando em Administração da FAS

 

RESUMO

Este artigo tem como propósito mostrar a relevância do pós-venda, e como ele afeta na satisfação e retenção do cliente. Para obter mais lucros e a empresa ser bem reconhecida, ter um ótimo produto e preço bem elaborado não basta, tem que preocupar-se também em manter relação com os clientes, se aproximar e conhece-lo a fundo, identificando suas prováveis necessidades. O objetivo deste estudo é pesquisar como o pós-venda pode ajudar a empresa, sendo um grande diferencial para os clientes, pois o bom atendimento efetuado transmite ao cliente compromisso, respeito, e profissionalismo, e atualmente é um pilar de grande importância para as organizações. Para atingir os objetivos desejados, a pesquisa fundamentou-se em artigos e outros documentos.

PALAVRAS CHAVE: Cliente; Pós-venda; Fidelização.

ABSTRACT


This article aims to show the relevance of the post-sale, and how it affects customer satisfaction and retention. In order to obtain more profits and the company to be well recognized, to have a great product and a well elaborated price is not enough, it also has to worry about maintaining relations with customers, getting closer and getting to know them in depth, identifying their probable needs. The objective of this study is to research how after-sales can help the company, being a great differential for customers, since the good service provided transmits commitment, respect, and professionalism to the customer, and is currently a very important pillar for organizations.To achieve the desired objectives, the research was based on articles and other documents.

KEY WORDS: Customer; After sales; Loyalty.

1. INTRODUÇÃO

O mercado atualmente está cada vez mais competitivo, as empresas passaram a competir globalmente, e direcionam o seu foco em atrais novos clientes apenas pela pré-venda, esquecendo dos clientes existentes.

Conquistar novos clientes no mercado atual tem custos bem mais elevados do que manter um cliente atual satisfeito. Com isso as empresas tem a necessidade de desenvolver estratégias de pós-venda, as empresas que executam pós-venda bem feito é sinal de compromisso, respeito e profissionalismo, por isso é tão importante quanto a própria venda, é do pós-venda que saem os comentários positivos ou negativo sobre a empresa que realizou a venda.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, em buscas de produtos/serviços que supram suas necessidades, e sentem a necessidade que as empresas os convençam de que seus produtos/serviços é o melhor, além de oferecer uma atendimento diferenciado. É de suma importância destacar, que as empresas que criam laços de comunicação com os clientes, passam a conhecer, entender e prever suas necessidades, consequentemente obtém assertividade no atendimento em oferecer os produtos desejados pelo cliente, ao manter relação após o fechamento da compra, o cliente consegue notar que sua marca é séria e que se importa com os consumidores, dessa maneira, fideliza o cliente e consegue mantê-lo sem custos e com facilidade.

Ao contrário do que se pensa, o atendimento ao cliente se tornou um referencial competitivo nas organizações, com o surgimento de concorrências diariamente, o foco agora é identificar e satisfazer desejos e necessidades dos clientes.Com isso, as empresas buscam, incansavelmente, adequar-se a esse mercado, aplicando o pós-venda como fator de melhoria na rentabilidade da empresa (Nepomucena, 2014). Portanto, a estratégia de pós-venda mostra-se ainda mais eficiente quando se refere em fidelizar e conquistar clientes, trazendo mais lucros para a organização.

Segundo (Chiavenato, 2005, p.209) “Em uma organização, o atendimento ao cliente tem muita importância, pois o cliente é o principal objetivo do negócio, todo negócio deve ser voltado ao cliente, sendo que só permanecerá se o cliente estiver disposto a continuar comprando o produto/serviço.

2. METODOLOGIA

Na elaboração desse artigo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, em busca de fundamentações teóricas para o tema proposto, a presente pesquisa foi realizada por meios de sites, e artigos publicados na internet, no período de quinze dias, com proposito de tornar os dados coletados, em informações significativas e relevantes, para a produção do artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com