TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os Advogados vêem os juízes, serventuários e promotores ?

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

1- Principais problemas da prestação Jurisdicional, e qual o papel dos advogados, magistrados, promotores e serventuários nesse contexto. Procurar respostas para estas questões.

A - Como os Advogados vêem os juízes, serventuários e promotores ?

        São profissionais imbuídos de boa vontade para prestar um serviço de qualidade. No entanto, verifica-se no dia a dia que os magistrados não dispõem de recursos materiais e humanos suficientes para fazer frente à quantidade de demandas ajuizadas,

         Conseqüentemente, temos servidores insatisfeitos com as condições precárias de trabalho, já que se demonstra humanamente impossível dar a prestação jurisdicional no tempo necessário, ante a falta dos recursos citados. Também é de se ressaltar que a Justiça Comum Paulista ainda precisa se adaptar aos novos tempos, o que aos poucos está ocorrendo com a implantação do processo eletrônico e que, frise-se, já há algum tempo está implantado na Justiça do Trabalho e nos Juizados Especiais Federais com êxito.

        No tocante aos promotores, diante da Lei 8906/94, restam claro que não há subordinação entre advogados, juízes e promotores, portanto, deve sempre coexistir uma harmonia no trato social, já que ambos buscam a realização da Justiça.

B - Como os Juízes vêem os serventuários, promotores e advogados?

        Existe por parte da maioria dos magistrados um tratamento de respeito com os membros do MP e com os advogados no exercício de sua profissão, claro que existem aqueles que ainda pensar estar em um patamar acima dos advogados e até mesmo do Parquet, embora a Lei seja clara, não há subordinação entre eles. Cada qual no Exercício de sua profissão devendo todos serem tratados com consideração e respeito recíproco. Havendo que se ponderar que este dispositivo não se dirige apenas a inexistência de subordinação e hierarquia dos advogados em relação a juízes e membros do MP, mas também entre estes sob pena da regra acabar desvirtuada.

C - Como os Promotores vêem os advogados, juízes e serventuários?

        Os serventuários são essencialmente importantes na administração da justiça, á celeridade processual, já que através do seu trabalho garantem à justiça e dignidade as pessoas. Nota-se que na maioria das vezes o tratamento que lhe é dispensado e de respeito e parceria, já que o servidor é quem de fato executa as tarefas físicas de gabinete e cartório. Quanto dos juízes e advogados também em sua maioria são tratados com respeito, mas em alguns casos notamos que por parte do MP há uma pré-disposição a um maior “coleguismo” com os magistrados.

D - Como os serventuários vêem os demais atores?

        Os serventuários por sua vez no exercício das suas atribuições demonstram certa tendência do bom trato com mesmo do Parquet e magistrados. No tocante aos advogados alguns ainda têm a imagem destorcida e por diversas vezes menosprezam a profissão, mas em sua maioria tratam ao menos com aparente respeito.

2 - Principais virtudes e deficiências da Organização Judiciária para uma eficaz prestação jurisdicional (estrutura, plano de carreira).

3- Razões da morosidade processual.

        A morosidade processual é a soma dos seguintes fatores: falta de recursos humanos (servidores, magistrados etc.) + falta de recursos materiais (equipamentos, instalações prediais, veículos etc.) + gestão de pessoas (programas de qualidade, motivação, qualificação etc.).

4 – Acesso a Justiça.

        Apesar de ser preceito constitucional, o acesso a justiça não se mostra efetivamente à disposição da população. Em que pese algumas comarcas terem juizados especiais que atendem aos cidadãos sem a necessidade de advogado, é notório que o Estado não consegue, por meio, da defensoria pública e de seu convênio com a OAB, dar assistência àqueles que necessitam de um advogado. Ainda, a federação possui diversos estados-membros que nem ao menos conseguiu implantar suas defensorias, o que só resulta em prejuízo a população.

5 – Você sente a presença do poder Judiciário na vida social, na discussão de temas de relevância nacional – política, religião, ciência (ex: Corrupção, políticas, públicas, aborto, pesquisas com células – tronco, etc.)

        Em razão da grande exposição midiática recente, o Poder Judiciário ganhou notoriedade, deixando de ser um assunto restrito aos operadores do direito para passar a ser um assunto do dia a dia do cidadão, o que é positivo. Hoje, com a TV Justiça demonstrando didaticamente o mister do judiciário. Ainda, com os freqüentes debates de temas polêmicos o judiciário deixou os fóruns e se tornou assunto recorrente da população, o que só colabora para a democracia e compreensão do papel fundamental deste poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com