TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação com o governo

Seminário: Comunicação com o governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Boa tarde a todos

Desculpem pela demora, seguem os meus resumos.

A comunicação com o governo

A conduta da empresa perante a sociedade e o governo é de extrema importância, além do cumprimento das leis, a sua atuação pode colaborar também no desenvolvimento econômico, e na construção de uma sociedade mais integrada, por meio de ações sociais. As empresas no geral têm relações com o governo desde a sua criação, pois tem a obrigatoriedade de fornecer informações sobre as suas atividades e composição jurídica, como: número de funcionários, localização, seus sócios, entre outros dados. As empresas também podem participar da criação de ações conjuntas com o governo, com políticas que tragam benefícios aos seus colaboradores, dentro e fora da empresa, com a divulgação de atividades culturais, de lazer e aperfeiçoamento profissional Dentre os órgãos governamentais que a empresa mantém relações, os mais comuns estão: Ministério do Trabalho, Previdência Social, Meio ambiente, Fazenda, Saúde, Transportes Metropolitanos, Segurança Pública e demais órgãos do governo, dependendo da atividade e do ramo de atuação.

Ainda existem muitas empresas, que não dão importância a sua imagem como pessoa jurídica cidadã, sendo a sua preocupação somente com as questões econômicas, no maior ganho e aumento dos lucros. Mas uma grande parcela delas tem esta consciência, principalmente no quesito responsabilidade social e ambiental, pois remete ao respeito ao meio ambiente, preservação da natureza. Não há interferência na sua atividade econômica, por serem ações planejadas, buscando alternativas de produção e desenvolvimento. Zela pela adoção de protocolos de segurança e higiene, preservando a integridade física de seus colaboradores e as pessoas que vivem no entorno da empresa.

As empresas cada vez mais têm que estreitar as relações com o governo, para o melhor desenvolvimento de suas atividades econômicas e sociais, buscando a sustentabilidade e crescimento. Mas este relacionamento é um tanto conturbado, pelo fato que nem sempre as ações do governo, vão de encontro aos interesses do empresariado. A empresa por sua vez, não cumpre com todas as determinações estabelecidas pelo poder público, principalmente por discordar de sua aplicabilidade, onde muitas determinações causam grandes prejuízos a sua atividade econômica, e existe uma enorme discordância, entre as ideias da iniciativa privada com as do governo.

Tomando como exemplo o governo brasileiro, há uma grande preocupação no aumento da arrecadação, isto se dá através do aumento de impostos, imposições pela regulamentação de uma nova norma. Esta situação faz com que o empresário tenha que investir em customizações ou implantação de um processo novo, que não estava em seu planejamento, vale ressaltar que em muitos casos não dispõe de recurso extra, para a nova exigência. O não cumprimento ou pagamento do novo imposto/ taxa, pode trazer sanções e até o impedimento de suas atividades, pelo fato de não ter acatado a determinação do governo ou órgão regulador. Por essa razão, as mudanças propostas e impostas pelo governo precisam ser discutidas com as classes envolvidas, as categorias produtivas e a sociedade, para que sejam implementadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com