TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Familia

Por:   •  17/10/2015  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE FAMILIA NA SOCIEDADE ATUAL

Nos dias de hoje em nossa sociedade muitos são os conceitos de família, com o surgimento de novas modalidades de famílias vem se alargando o conceito de família o que vem de certa forma gerando uma preocupação com relação a maneira como essas famílias são formadas nos dias atuais.

Vivemos em uma sociedade na qual a regra é a família formada por um homem e uma mulher, não resta duvidas de que com a evolução da sociedade assim como do Direito nos leva a crer que a família tradicional formada por um homem e uma mulher tem dado espaço a outros tipos de conceitos para as relações familiares, surgindo diferentes tipos de famílias.

È necessário que haja uma conscientização da sociedade contemporânea e que essa receba com muito respeito esses novos modelos de formação familiar que pode ser entre um homem e uma mulher, pessoas do mesmo sexo o ainda de uma mulher sem o homem e vise versa ou até mesmo entre avós e netos entre outros.

Nos dias de hoje a sociedade não pode limitar-se a pensamentos de certo e errado, ou seja, não temos o direito de julgar a forma como são formadas algumas famílias em nossa sociedade. Independentemente de preconceito ou não, o que se percebe é que nos tipos de famílias que alguns da sociedade julgam ser diferentes, há um respeito entre os indivíduos da mesma forma que nas famílias tradicionais, em outras palavras isso quer dizer que, os indivíduos que formam uma família, independente de como ela é formada interagem numa relação de afetividade uns com os outros, o que nos dá uma verdadeira ideia de entidade familiar.

A sociedade moderna vem mudando o seu pensamento em relação ao conceito de família. Até bem pouco tempo atrás vivíamos em uma sociedade em que predominava o patriarcalismo onde o homem tinha o domínio sobre a mulher, hoje em dia com base em uma legislação a mulher se iguala ao homem em todos os aspectos sociais. A sociedade a cada dia evolui e a mulher avança sem limites no mercado de trabalho igualando-se ao homem nos seus direitos e obrigações e consequentemente nas relações familiares inclusive no poder familiar. Fazendo com que o homem obrigatoriamente reveja seus conceitos e papeis que esse desempenha na sociedade.

Dessa forma, a família vem passando por transformações em seus limites e formas, modificando os conceitos e papeis desempenhados pelos entes integrantes de uma família, tendo o Direito como forte aliado a essas mudanças.

A sociedade atual ainda é de certa forma resistente às novas configurações familiares, mas devemos nos atentar para realidade que vivemos. As famílias hoje se apresentam das mais diversas formas, inclusive de pessoas do mesmo sexo. Ora, essas pessoas dividem o mesmo espaço, moram debaixo do mesmo teto, trocam experiências, respeitam-se são econômicas e financeiramente independentes e o mais importante é que não deixam dúvidas de que o afeto, o carinho e o amor são de suma importância para a união desses entes no seio familiar, sentimentos esses que de forma alguma podem faltar na constituição de uma família.

Em resumo, pode-se dizer que a instituição família é o alicerce de sustento de uma sociedade equilibrada e que sem tal instituição jamais alcançaríamos uma organização social ou jurídica. A família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com