TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concurso de Crimes

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 18

Jessica Rodrigues

Pamela da Silveira

William de Souza Fernandes

                

CONCURSO DE CRIMES: aspectos gerais


Trabalho semestral apresentado como exigência parcial, para a obtenção de nota na disciplina Direito Penal IV do curso de Direito da Universidade de Franca.

Orientador: Prof. MS. Flavio Henrique Amado Tersi.

FRANCA

2016




SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

1 CONCURSO MATERIAL        01

1.1 Conceito        01

1.2 Espécies        01

1.3 Momento adequando para a soma das penas        01

1.4 Imposição cumulativa das penas de reclusão e detenção................................................. 01

1.5 Cumulação de pena privativa de liberdade com restritiva de direitos.............................. 01

1.6 Cumprimento sucessivo ou simultâneo de penas restritivas de direitos........................... 01

1.7 Concurso material e suspensão condicional do processo (art.89 da Lei 9.099/1995)...... 01

2 CONCURSO FORMAL        01

2.1 Conceito        01

2.2 Especies        01

2.3 Título do subtítulo caso haja        01

3 TÍTULO DO CAPÍTULO        01

3.1 Título do subtítulo caso haja        01

3.2 Título do subtítulo caso haja        01

3.3 Título do subtítulo caso haja        01

4 TÍTULO DO CAPÍTULO        01

4.1 Título do subtítulo caso haja        01

4.2 Título do subtítulo caso haja        01

4.3 Título do subtítulo caso haja        01

CONCLUSÃO        01

REFERÊNCIAS        01

INTRODUÇÃO

        A lei penal diante de tamanha inteligência criou parâmetros para que se pudesse analisar acerca do que chamamos de concurso de crimes, ou seja, quando o agente mediante de uma ou várias condutas, pratica duas ou mais infrações penais.

        Deste modo, esse artigo visa estabelecer sob a égide da lei como e quando será aplicado o concurso de crimes, os seus nuances e  as suas classificações e a sua aplicação de pena referente a esse tipo de evento.


1 CONCURSO MATERIAL

1.1 CONCEITO

                O concurso material está disciplinado pelo Decreto – Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) , concurso esse que também recebe o nome de real. Tal decreto define essa forma de concurso no artigo 69, cujo a redação é a seguinte:

Art. 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela.

§ 1º - Na hipótese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, não suspensa, por um dos crimes, para os demais será incabível a substituição de que trata o art. 44 deste Código. 

§ 2º - Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprirá simultaneamente as que forem compatíveis entre si e sucessivamente as demais

                Assim, sendo percebemos que a redação do artigo nos impulsiona a chegar a conclusão de que deve haver para que esse concurso seja aplicado pluralidade de condutas e pluralidade de resultados, ou seja, o agente por meio de duas ou mais condutas, pouco importando se os fatos ocorreram ou não no mesmo contexto fático. Como exemplo desse conceito podemos imaginar a seguinte situação. José Galinha munido de um revolver dá um tiro em Katilanga e um Tiro em Ferreirinha.

1.2 ESPÉCIES

                Tal concurso pode ser enquadrado em duas espécies diferentes, sendo ela homogêneo, quando os crimes praticados são idênticos e heterogêneos quando os crimes praticados são diferentes. Imaginemos o exemplo dado acima, porém como resultado teríamos a morte de Katilanga e a tetraplegia de Ferreirinha, nota-se que no caso em questão temos duas condutas e resultados diferentes que geraria crimes diferentes, ou seja, no caso de Katinlanga teríamos o que chamamos de homicídio (Art. 121 do CP) e no caso de Ferreirinha teríamos Lesão corporal grave (Art. 129, III do CP).

1.3 MOMENTO ADEQUADO PARA A SOMA DAS PENAS

                Para que sejam somadas as penas o código penal adotou algumas regras para que pudesse chegar a tal definição, assim sendo quando se tratar de infrações penais que existir conexão, ou seja, ligação entre os crimes, as penas serão somadas pelo juiz que proferir a sentença condenatória.

                Vale ressaltar que nas hipóteses de conexão o magistrado deve fixar separadamente as penas, isso ocorre devido o princípio constitucional da individualização da pena, só posteriormente somar as duas penas.

1.4 IMPOSIÇÃO CUMULATIVA DE PENAS DE RECLUSÃO E DETENÇÃO

        Quando o réu for condenado a penas de crimes que configurem em detenção e reclusão, deverá ele primeiro cumprir a pena de reclusão para posteriormente cumprir a de detenção como termina o art.69, caput, 2º. Parte, do CP.

1.5 CUMULAÇÃO DE PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE COM RESTRITIVA DE DIREITOS

        Segundo o Código Penal existe a possibilidade de cumulação de penas, diante disso a luz do §1º do art. 69 permite-se a cumulação de uma pena restritiva de liberdade a uma restritiva de direitos desde que na primeira tenha sido concedido sursis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com