TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constitucional

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

História da Alemanha.

        O Império Carolíngeo, governado por Carlos Magno teve seu território dividido pelo Tratado de Verdum em 843, entre seus netos. O território oriental da França foi recebido por Luis, o Germânico e governado por seus herdeiros até 911, ano de falecimento de Luis, o Infante, que morreu sem deixar herdeiros.

        Com a morte de Luis, o Infante, a nobreza alemã, com o intuito único de manter a aliança entre as grandes famílias, fundou o Reino Germânico, como uma monarquia eletiva, na qual as quatro grandes famílias nobres (Baviera, Suábia, Francônia e Saxônia) elegiam representantes entre suas famílias para ocupar o posto de Imperador. Este, representava a todos, mas cada nobre ainda detinha o poder feudal de seus terriórios.

        Com a centralização política na Região, Oton I (eleito imperador em 936), combateu o exército húngaro, conquistando o apoio da Igreja Católica, sendo assim, sagrado em 962 Imperador pelo Papa. Nascia assim o Sacro Império Romano Germânico.

        Entre os séculos XII e XIII, ocorrem as cruzadas e as rotas de comercio do mediterrâneo são reabertas. As grandes cidades alemãs enriquecidas com o comércio, chocam-se com o poder feudal, enfraquecendo e dividindo o Sacro Império.

        No século XIX, a Alemanha era constituída por Cidades Estado, e com as ações e estratégias militares do chanceler da Prússia, Otto von Bismarck a Alemanha foi unificada sob o controle prussiano.

Direito constitucional alemão

  1. Constituição do Império Alemão

A constituição do Império Alemão foi inicialmente esboçada pelo próprio Bismarck e promulgada em 1866, sendo vigente até a Constituição de Weimar, em 1919. Apesar de Imperial, esta recebeu dispositivos democráticos, como o Reichstag, que seria eleito através de Sufrágio direto e equitativa (voto masculino). O Bundsrat (Câmara dos deputados federais) possuía forte influência prussiana, mostrando que apesar de uma constituição equitativa, a influência prussiana ainda era predominante.

O chamado Poder Executivo era prerrogativa do Kaiser, cuja principal função era a de nomear o Chanceler Alemão, que era responsável pelos assuntos de Estado e proposição de leis para a apreciação do Reichstag.  A influência Prussiana era tão evidente que normalmente o Chanceler Alemão ocupava o Cargo de 1° Ministro da Prússia.

Com o final da 1° Guerra Mundial em 1918, a Alemanha e os países que compunham a Tríplice Aliança são submetidos ao Tratado de Versalhes, destruindo as respectivas economias e aumentando ainda mais os problemas sociais decorrentes da Guerra.

  1. Constituição de Weimar

No ano de 1919 entra em vigor na Alemanha a Constituição de Weimar, que vigoraria tecnicamente até 1945. Consagradora de vários direitos sociais, esta assegurava direitos relativos às relações de produção, trabalho, educação, cultura e previdência, além de ter sido responsável pela reorganização do Estado em função da Sociedade e não mais do indivíduo.

        Esta constituição substituiu o Imperador (Kaiser), pelo Presidente Imperial, eleito democraticamente pelo povo. A função principal deste ainda era a nomeação do Chanceler do Império que, diferente do que preceituava a constituição anterior, agora responderia apenas ao Reichstag e não mais ao Presidente (Imperador)
        Com o enfraquecimento da República de Weimar, Hitler é eleito novo Chanceler do Império, dando início a ditadura nazista, com a dissolução dos grupos sindicais e a revogação dos direitos fundamentais e de imprensa.

Em 1933 a aprovação da Lei Plenipotenciaria, proporcionou aos nazistas competências ilimitadas, onde as leis podiam ser criadas sem a aprovação do Reichstag

Com a morte do então presidente Hindenburg, Hitler assume concomitantemente os poderes de Chanceler e Presidente, tomando para sí o poder militar e iniciando a perseguição aos judeus.

Em 1939, após a Alemanha invadir a Tchecoslováquia e a Polônia, tem início a 2ª Guerra Mundial, que continuaria apenas em 30 de abril de 1945, com o suicídio de Adolf Hitler.

        Culpada pela guerra, a Alemanha é dividida (após a conferência de Ialta) em três partes:

  1. Republica Federal da Alemanha;
  2. Republica Democrática da Alemanha;
  3. Territórios orientais sob administração Polonesa e Soviética

        A reunificação aconteceria apenas em 1990, com o final da Guerra Fria e a adesão pacífica da República Democrática da Alemanha à República Federal da Alemanha.

  1. Lei fundamental da República Federal da Alemanha

Esta foi aprovada em 1949, com a assinatura dos Aliados como a Lei Fundamental da Alemanha Ocidental. O termo constituição não foi utilizado, uma vez que seus criadores a entendiam como um documento temporário, que seria brevemente substituído pela constituição da Alemanha Reunida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com