TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crime e Castigo

Por:   •  4/7/2016  •  Dissertação  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

CRIME E CASTIGO

Trata-se de um clássico da literatura, o qual nos conta a história a partir da visão de um narrador observador que nos conta a história do jovem Raskólnikov, este é o protagonista do livro em questão, estudante de direito que tem uma situação financeira precária e uma mente totalmente perturbada e assassina.

Os diálogos narrados no livro são extremamente ricos, transmitindo uma tensão ao leitor, envolvendo-o na história, fazendo toda abordagem psicológica e social dos sujeitos envolvidos.

Desde o começo do livro percebe-se que Raskólnikov é uma pessoa angustiada, o que acompanhamos através dos longos parágrafos onde o narrador descreve com detalhes todos os pensamentos do personagem, sua desilusão com a vida e sua negação a si próprio.

Logo no começo do livro, nosso estudante vai a uma parte da cidade onde fica o mercado de feno, local pobre e desestruturado, onde tem as tabernas locais, momento em que encontra Marmieládov, um ex-funcionário completamente tomado pelo vício no álcool, em estado de miséria, o qual tem um dialógo com Raskólnikov em que só reclama da vida e conta suas desgraças, ao passo que o taverneiro e as pessoas que estavam no bar riam de seu infortúnio.

Marmieládov, então, pede que seu ouvinte o leve para casa. Ao chegarem na casa do ex-funcionário sua mulher aprontou um barraco por o encontrar naquela situação, acordando a todos os vizinhos, inclusive a proprietária que os ameaçou de despejo. Raskólnikov saiu daquele lugar às escondidas deixando algumas moedas na janela por dó daquela família, atitude que veio a se arrepender mais tarde.

No dia seguinte, foi acordado pela criada que servia as refeições, por volta das 10h, estando mal humorado, então recebeu a notícia que a locatária de sua casa queria dar queixa na polícia por sua inadimplência e porque não desocupava o quarto. Soube também da carta que chegara de sua mãe.

Na carta sua mãe falava da saudade que sentia e da preocupação por não estar lhe enviando dinheiro há quatro meses, conta sobre o que aconteceu com sua irmã, quando um homem casado tinha a cantado, e havia ficado mal falada na cidade, pois sua mulher havia tinha interpretado o contrário e feito sua má fama para todos.

Contou também que a situação se reverteu com a descoberta da verdade, e que sua irmã estava noiva de um parente afastado da mulher que havia a difamado, sendo que esta arranjara este casamento como forma de se desculpar pelo que fizera. Contou ainda que, sua irmã e seu noivo, iriam para sua cidade para montar um escritório de advocacia no qual poderia trabalhar.

Raskólnikov não gostou da ideia de sua irmã se casar, pois este sabia que o casamento era por interesse financeiro. Ao sair para espairecer, após alguns acontecimentos, ao se dirigir ao mercado de feno, se deparou com a irmã da velha usurária, Ivanôvna, a qual marcava horário com um casal de vendedores para resolver um assunto importante. Ele levou um anel para a velha para ser empenhado, depois disso ao estar em uma taverna, ouviu uma conversa entre dois homens conversavam sobre a velha falando sobre ela ser endinheirada.

Depois disso, já em sua casa, maquinava como assassinaria a Alíona Ivanôvna, maquinou toda trama, como usaria um machado, como faria para pegá-lo. Após ter maquinado tudo, pôs o plano em prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com