TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crime e Castigo Romance por Fiódor Dostoiévski

Por:   •  10/11/2022  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Crime e Castigo

Romance por Fiódor Dostoiévski

Rodion Românovitch Raskólnikov é o protagonista do livro de Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo, que se passa em São Petersburgo, Rússia. O livro se trata de uma história de romance e suspense, envolvida em teorias políticas e sociais da época. A história refletia a visão mais ameaçadora de Fiódor Dostoiévski, que o assassinato destruiria as almas da sociedade russa e de seus compatriotas.

Rodion é o assassino da história. Ele é um homem que queria mostrar que era extraordinário e grande, livre para criar suas próprias leis e matar se achar correto. Tinha pavor de ser um homem comum, que seguia códigos morais comuns. o assassinato para ele revelaria sua verdadeira natureza.

Pode se perceber o conflito na personalidade de Rodion na cena onde ele ajuda uma jovem moça que tinha sido enganada. Ele dá um dinheiro para a jovem pegar um taxi e poder ir para sua casa, mas logo em seguida ele se confronta. Ele começa a se questionar do por que ele ter ajudado a jovem que ele nem si quer conhecia, o que ele tinha a ver com aquela situação?

Românovitch era pobre, irritante e irritado com sua existência comum, porém ele se preocupava com sua irmã e sua mãe. Um certo dia ele recebe uma carta que dizia que sua irmã iria se casar, Rodian pensa que a irmã está se sacrificando para que possa ajudar a família, irritado ele tem agora um novo motivo para matar, ou seja, o dinheiro.

Durante uma semana antes do dia do assassinato ele fica trancado em seu quarto, se perguntando se era mesmo extraordinário, capaz de matar por um objetivo. Após um tempo ele escolhe sua vítima, a dona da loja de penhores, uma agiota cruel que se chamava Aliona Ivanovna. Sobre seu ponto de vista ela iria morrer logo menos, era feia e por que não pegar o seu dinheiro para ajuda sua família. Em meio a isso tudo tinha um obstáculo para que seu plano desse certo, Lisavieta, meia irmã da agiota, inocente e que era violentada pela meia irmã. No mercado ele soube que a agiota estaria sozinha na noite seguinte, e segundo ele o destino interveio ao seu favor. Após ele costurar um suporte em seu palito para guardar o machado ele vai de encontro com a agiota, depois de matar a velha usurária ele vai até a mala para pegar as joias e escuta um barulho, Lisavieta voltou, e no calor do momento ele acaba matando uma pessoa inocente.

No dia seguinte do assassinato Rodion começa a ter febre. Com medo da polícia desconfiar dele, ele enterra a bolsa no jardim sem pegar nada dela e volta a se isolar no seu quarto. Já que após o crime ele não tinha encontrado a liberdade que buscava, ele passou a ser torturado por lembranças e sentimento de fracasso. Ele não sentia remorso pelo assassinato, mas estava infeliz por não ter conseguido provar ser um grande homem. Após o crime ele conhece Sônia, uma prostituta, muito cristã, que vive essa vida para ajudar a família, ele até tenta convencer ela que o mundo não tinha jeito, mas não obtém sucesso.

Após um sonho onde revive o assassinato ele acorda e se encontra com Syidrigailov, o homem que age em nome de seu prazer, ele é o personagem que tenta seduzir a irmã de Raskólnikov.

Em um encontro com Sonia, Rodion conta tudo que ele tinha feito, Syidrigailov escuta e resolve usar a informação em seu próprio proveito, ele queria o amor da irmã de Raskólnikov então se oferece para salva-lo, porém ele não consegue, logo se suicida falando "eu vou para o Estados Unidos"

Rodion chegando em sua casa ele se encontra com o Porfiri, o juiz, esperando pela sua chegada para anunciar que Românovitch era o assassino. Ele deu um prazo de 3 dias para que Românovitch possa confessar o crime. Seguindo o conselho de Sônia ele confessa o crime e é condenado a 8 anos de isolamento na Sibéria. Porém não se arrepende do que fez. Após anos na prisão Rodion vê Sônia e sente o amor e a esperança pela primeira vez após o assassinato, seu isolamento tinha acabado. Rodion Românovitch Raskólnikov é bastante são no começo, no meio e no fim, ele é radical, mas não se pode alegar insanidade para defendê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com