TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimes e delitos no direito

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.800 Palavras (36 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

CRIMES E DELITOS

        As infrações penais são dividas entre crimes ou delitos e contravenções, não existe diferença entre crimes e delitos, sendo sinônimos no Direito brasileiro. O professor Fernando Capez conceitua crime, no aspecto material, como todo fato humano que, propositada ou descuidadamente, causa lesão ou expõe a perigo bens jurídicos importantes para a coletividade e para a paz social. No aspecto formal, crime é quando o caso concreto se enquadra a norma legal, ou seja, crime é aquilo que o legislador descreve como tal, assim, crime é todo fato típico e ilícito.

        As infrações penais dividem-se em crimes, delitos e contravenções (classificação tripartida) ou somente crimes ou delitos e contravenções (classificação bipartida). O direito brasileiro adota a classificação bipartida.

        Não há diferença substancial entre crime e contravenção, a contravenção é um crime menor, menos grave que o delito. A decisão de qual infração é crime ou contravenção cabe ao legislador, que analisa o grau de significância dos interesses jurídicos violados na pratica da infração.

        Por qualificação, a infração pode ser analisa por duas maneiras:

  • Qualificação Legal: é o nome dado à prática do fato: crime ou contravenção.

  • Qualificação Doutrinária: é o nome dado ao crime pela doutrina, resultado de um trabalho cientifico sobre o tema.

Após essas considerações sobre a distinção de crime e contravenção e a diferença entre classificação legal e doutrinária das infrações penais, analisaremos de forma mais profunda os crimes para o total entendimento deste tema.

CRIMES COMUNS E ESPECIAIS

Os crimes comuns são os descritos no Direito Penal Comum, e os especiais, os definidos no Direito  Penal Especial

CRIMES COMUNS E PRÓPRIOS

        Crime Comum é o que pode ser praticado por qualquer  pessoa, crime próprio é o que só pode ser cometido por uma determinada categoria de pessoas, por exemplo, os crimes em que apenas os funcionários públicos podem ser agentes, como a concussão, que é o crime contra a Administração Pública, consistente em exigir, para si ou para outrem vantagem indevida, (CP: art. 316), e, ainda, o infanticídio

CRIMES DE MÃO PRÓPRIA OU DE ATUAÇÃO PESSOAL

        Este é o tipo de crime que só pode ser cometido pelo sujeito em pessoa, somente o agente está em condição de realiza-lo (incesto, falso testemunho – CP: art. 342).

CRIMES DE DANO E DE PERIGO

        Crimes de dano se consumam com a efetiva lesão do bem jurídico tutelado (homicídio, furto, dano, etc), e o de perigo com a possibilidade, probabilidade, de dano (crime de periclitação da vida ou saúde de outrem – CP: art. 132).

Os crimes de perigo são divididos em:

  1. crime de perigo concreto – quando a realização do  tipo exige uma situação de perigo concreto.
  2. crime de perigo abstrato – quando a situação de perigo é presumida (formação de quadrilha ou bando, o agente é punido mesmo que não tenha chegado a cometer nenhum crime), não é preciso ser provado.
  3. crime de perigo individual – quando atinge uma pessoa ou um numero determinado de pessoas (CP: art. 130 a 137).
  4. crime de perigo comum ou coletivo – só se consuma se o perigo atingir um número indeterminado de pessoas, por exemplo: incêndio, explosão (CP: art. 250, 251).
  5. Crime de perigo atual – é o que esta acontecendo.
  6. Crime de perigo iminente – está prestes a acontecer.
  7. Crime de futuro ou mediato – pode advir da conduta (exemplo: porte de arma, quadrilha ou bando)

CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA

        No crime material há a necessidade de um resultado externo a ação, descrito na lei, e que se destaca lógica e cronologicamente da conduta, o crime só se consuma com a produção do resultado (morte, homicídio, furto).

No crime formal não há necessidade de resultado para a consumação do crime, embora seja possível a sua ocorrência, assim, o resultado, embora possível, é irrelevante (intimidação de vítima, extorsão mediante seqüestro).

Os crimes de mera conduta são sem resultado, porém o legislador antecipa a consumação à sua produção, sendo o seu resultado impossível (crime de desobediência).

CRIMES COMISSIVOS E OMISSIVOS

        O critério que distingue estes dois crimes é o comportamento do agente.

        Crimes comissivos – são os praticados mediante ação, o agente pratica a ação (matar).

        Crimes omissivos – é praticado por meio de omissão, não fazer o que a lei determina (deixar de prestar assistência – CP: art. 135).

  1. Crimes omissivos próprios – só se consuma no momento em que o agente deixa de restituir a coisa.
  2. Crimes omissivos impróprios – o omitente tem o dever jurídico de evitar o resultado (mãe deixa de amamentar o filho, e este morre de inanição, e o salva-vidas que, na posição de garantidor, deixa, por negligência, o banhista morrer afogado).

CRIMES INSTANTÂNEOS, PERMANENTES E

INSTANTÂNEOS DE EFEITOS PERMANENTES

        Crimes instantâneos – consumam-se em um dado instante, sem continuidade no tempo (homicídio).

        Crimes permanentes – causam uma situação danosa ou perigosa que se prolonga no tempo (seqüestro ou cárcere privado).

        Crimes instantâneos de efeitos permanente – quando consumada a infração em dado momento, os efeitos permanecem, independente da vontade do sujeito ativo (bigamia).

CRIME CONTINUADO

        O crime continuado é definido no caput do art. 71 do Código Penal: “quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com