TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimes no Codigo Penal

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  4.242 Palavras (17 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 17

 RESUMO CRIMES NO CÓDIGO PENAL

Crimes contra a vida

  • Art. 5º XXXVIII – crimes dolosos contra a vida – julgados pelo tribunal do júri
  • Homicídio: art. 121 (tentativa também). Ex.: se estou arrumando uma arma e aperto o gatilho sem querer e mato alguém, não vai a júri porque é culposo.
  • Participação em suicídio – art. 122
  • Infanticídio – art. 123
  • Aborto – Art. 124 a 128

1. Homicídio

  • Sujeito ativo: qualquer um pode ser o autor
  • Sujeito passivo: também qualquer pessoa, após o nascimento (antes é aborto). Durante o parto também é aborto.
  • Consumação: fim da vida da vítima. Lei 9.434/97, art. 3º, morte encefálica.
  • Elemento subjetivo: objeto jurídico: aquilo que o crime visa proteger. Furto: patrimônio. Estupro: dignidade sexual. Ao dolo ou culpa: dolo + dolo, culpa + culpa, dolo e culpa. Elemento subjetivo do homicídio: é o dolo consubstanciado na vontade de eliminar a vida de alguém. “Animes mecondi”: vontade livre e consciente de matar alguém. Lesão corporal seguida de morte: preterdolo(dolo na ação e culpa no resultado).
  1. Homicídio simples: 6 a 20 anos. Art. 121, caput do Código Penal.

“Art. 121. Matar alguém.”

  1. Homicídio privilegiado: 1/6 e 1/3. Art. 121, § 1º do Código Penal.

“Art. 121, § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.”

Se o agente comete o homicídio impelido por:

  1. Motivo de relevante valor social
  2. Motivo de relevante valor moral

Sob o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima. Ex.: se matar cônjuge traindo é homicídio privilegiado.

1.2.1. Incomunicabilidade das privilegiadoras

Elementar: aquilo que se eu tirar, desconstitui o crime: matar alguém (daí não é mais homicídio).

Homicídio Qualificado

6.5 – Venefício: homicídio praticado com o emprego de veneno. Utilizo como meio para lograr a morte da vítima o veneno. Ex.: colocar veneno no café da sogra para que ela tome e morra. Essa forma caracteriza a qualificadora. Para caracterizar a qualificadora do emprego de veneno a introdução no organismo da vítima deve se dar de forma dissimulada sem a vítima perceber que estava sendo empregado o veneno.

6.6 – Fogo: matar utilizando-se de fogo. Ex. “micro-ondas” filme tropa de elite botar a vítima dentro de pneus e jogar fogo.

6.7 – Explosivo

6.8 – Asfixia: homicídio é alcançado através da asfixia (morte da vítima é atingida através do impedimento da função respiratória). Se uma pessoa bota fogo na casa de outra e esta morre asfixiada e não queimada, é empregada a qualificadora de fogo.

A doutrina classifica em uma série de modos: esganadura (agente comprimir o pescoço da vítima com os braços), estrangulamento (comprimir o pescoço da vítima com um fio, cinta), enforcamento (pendurar a vítima por uma corda no pescoço), sufocação (agente tapa com as próprias mãos as fossas nasais, impedindo que o ar entre). Morte por afogamento e soterramento caracterizam a qualificadora asfixia. Asfixia tóxica: confinamento ou gás asfixiante.  

6.9 – Tortura: meio empregado para alcançar a morte da vítima se dá de forma lenta e gradativa, causando grande sofrimento a ela. Homicídio qualificado por tortura, competência de quem para o julgamento? Júri. E da tortura qualificada pela morte? Juiz singular, pois não era crime contra a vida.

Questão de prova: crime de tortura diferente de homicídio qualificado por tortura. Lei especial sobre tortura 9455/97 art. 1º § 3º. Tortura qualificada pela morte é diferente do homicídio qualificado pela tortura por causa da intenção. Se o agente queria a morte e para chegar até ela utilizou a tortura é homicídio qualificado pela tortura (delito doloso). Se o agente queria apenas torturar, sem querer a morte, porém esta ocorreu por mau emprego dos meios, é tortura qualificada pela morte (delito preterdoloso).

6.10 – Cruel: sofrimento desnecessário a vítima, que morre com grande sofrimento. Diferença do meio cruel e tortura: na qualificadora cruel as ações são breves, porém causam intensos sofrimentos a vítima. Ex.: jogar uma pessoa do alto de um prédio, matar a pauladas, espancamento.

6.11 – Insidioso: meio velado, armadilha, a vítima não percebe que está ocorrendo o crime. Ex.: sabotagem, cortar os freios do veículo da vítima.

6.12 – Perigo comum: que possa resultar em perigo comum. O agente para produzir o resultado homicídio coloca em risco a integridade física de um elevado e indeterminado número de pessoas. Ex.: efetuar um disparo de arma de fogo com o intuito de matar alguém no meio de uma multidão.

6.13 – Traição: homicídio se dá à traição. Traz a ideia de uma quebra de confiança. Agente se aproveita da relação da confiança e impossibilita ou dificulta a defesa da vítima. Ex.: caso Suzana Von Richthofen.

6.14 – Emboscada: o agente aguarda escondido a passagem da vítima para atacar. Criar uma tocaia.

6.15 – Dissimulação: o agente oculta a sua prévia intenção homicida, empregando algum expediente fraudulento para enganar a vítima. Farsa, mentira, enganação, a vítima não percebe que está sendo conduzida para a morte.

6.16 – Qualquer outro meio que impossibilite ou dificulte a defesa da vítima. Ex.: tiro pelas costas, em pessoa dormindo, atirar em alguém que está algemado ou amarrado, vítima em alto grau de embriaguez, atropelamento, superioridade numérica. Agente armado e vítima desarmada caracteriza essa qualificadora? A doutrina diz que não. Pegadinha de prova: vítima em idade avançada, pouca idade ou incapaz caracteriza essa qualificadora? NÃO, pois são características próprias da vítima, não são provocadas pelo agente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com