TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminalidade Feminina

Por:   •  28/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS

     Curso de Direito

Jéssica Regina Gomes Coelho

CRIMINALIDADE FEMININA:

Realidade social e os fatores que levaram à pratica delituosa  

                                   Pará de Minas - MG

        2016

Jéssica Regina Gomes Coelho

CRIMINALIDADE FEMININA:

Realidade social e os fatores que levaram à pratica delituosa  e

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do 8° período do curso de Direito da Faculdade de Pará de Minas

Orientador: Prof. Dr. Marcio Eduardo Pedrosa Morais

                                                Pará de Minas - MG

     2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................…..04

1.1. Problema ...........................................................................................................05

1.2. Hipótese ............................................................................................................06

1.3 Ojetivos ..............................................................................................................06

1.3.1 Objetivos gerais ................................................................................................06

1.3.2 Objetivo específico ...........................................................................................07

1.4 Justificativa ........................................................................................................07

2 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................10

3 METODOLOGIA.....................................................................................................13

4 CRONOGRAMA......................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15


1 Introdução

A presente pesquisa visa fazer um levantamento acerca da criminalidade feminina e dos fatores que as levaram à prática de tal ato, bem como analisar a realidade social destas mulheres.

Com o passar do tempo, a mulher veio conquistando seu espaço na sociedade, deixando de lado a figura de mãe e cuidadora do lar e passando a ser conhecida tanto na área profissional como em tantas outras perante a sociedade. Embora seja denominada como sendo "sexo frágil", a mulher vem tomando espaço também no mundo da criminalidade, sendo ela autora ou partícipe de muitos crimes ocorridos, tendo seu índice se elevado cada vez mais com o passar do tempo.

 Com base no levantamento feito pela INFOPEN MULHERES em junho de 2014, foi relatado que:

Em geral, as mulheres em submetidas ao cárcere são jovens, têm filhos, são as responsáveis pela provisão do sustento familiar, possuem baixa escolaridade, são oriundas de extratos sociais desfavorecidos economicamente e exerciam atividades de trabalho informal em período anterior ao aprisionamento. (BRASIL,2016).

É notável um aumento da criminalidade feminina em jornais e noticiários televisivos onde, uma grande parte dos crimes são praticados no seio familiar, o que gera uma vasta repercussão na mídia, causando grande comoção social pelo fato ocorrido, o que leva de imediato não ao julgamento do fato em si, mas dos motivos pelos quais fora cometido.

Ao praticar o crime, ela acaba sendo colocada pela sociedade como vítima, onde procuram uma explicação plausível para justificar suas atitudes, tendo em vista a sua figura taxada come sensível, acolhedora. Imagem esta trazida durante séculos e que vem mudando com o tempo.

O que se busca é analisar não a criminalidade feminina em si, mas os fatores influentes e a realidade social das praticantes, tendo em vista não apenas crimes de roubo ou tráfico de drogas, cujos índices são mais altos em vista dos crimes de homicídio, que são estes o principal foco. O crime de homicídio praticado por mulheres ainda não é aceito pela sociedade da forma como se aceita quando a prática ocorre pelas mãos do homem, sendo causador de grande revolta e indignação da população.

No decorrer dos séculos, a mulher passou por momentos de tensão relacionados à submissão e à luta pela liberdade, podemos usar como exemplo a imagem de uma grande figura nordestina, “ Maria Bonita”, ao mesmo tempo sensível, amável e violenta. Nota-se com isso que a primeira imagem verificada de uma mulher é se há nela indícios de sensibilidade, se sua aparência aparenta ser materna, acolhedora.

Com o decorrer do tempo, e a conquista da mulher por esse espaço, é notável uma abrangência da mulher no mundo do crime, podendo verificar que a sua trajetória inicia desde a juventude com a formação de gangues, onde muitas das vezes os crimes praticados, dentre eles assassinatos e atos violentos, tinham como finalidade mostrar que elas é quem “mandavam” naquele determinado espaço, a ideia era marcar o território, tendo como base os interesses ligados à droga, auto-afirmação e à busca de liderança.

        Neste sentido, Rosemary de Oliveira Almeida (2001) reforça o que é de interesse neste estudo, que é tratar em especial e de modo interrogativo, de temas relacionados ao crime e à liberdade como parâmetros a serem amplamente refletidos, levando-se em conta não apenas a discussão sobre classes sociais, mas também questões pertinentes às relações de gênero. A liberdade e a justiça, bem como as lutas populares em favor das mulheres, me levam a refletir sobre um projeto maior, que é o projeto político de autonomia e liberdade.

  1. 1.1 Problema

O problema a ser pesquisado por intermédio do presente estudo é qual a realidade social das mulheres na prática de crimes.

Quais fatores levaram à prática de tal ato?

Sabendo-se que a emoção é um grande fator para a prática de um crime, pode a mulher ser "imunizada" por se tratar de um sexo-frágil?

A maioria das mulheres fugiram dos padrões dados como universais para o sexo feminino até então conhecido. Além do desgaste de manter família e o casamento, não se enquadraram com os estereótipos de mansidão e fragilidade e, muitas vezes, se deixaram conduzir pelo desejo de emancipação, lutando consciente ou inconscientemente por seus direitos de participação no espaço público e no mundo do trabalho. Assim, revelaram em cada característica tida como oficial, uma certa transgressão aos padrões estabelecidos, tomando um rumo completamente diferente do que se podia observar incialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com