TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica a razão pura

Por:   •  26/9/2015  •  Tese  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – CAMPUS GARANHNS

Disciplina: Climatologia

Prof.ª Cristiana Coutinho Duarte

Discente:  Valdicleide Lowise Mendonça Dantas

A partir da aula sobre Atmosfera, Elementos e Fatores Climáticos, Radiação Solar e Temperatura, com o subsídio das apostilas de apoio e pesquisas na internet, responda:

  1. Quais são os principais gases que compõem a atmosfera?

A atmosfera é uma camada relativa fina de gases e material particulado que envolve a terra. Os principais componentes da atmosfera são nitrogênio com 78,08 Oxigênio 20,95%  e Argônio com 0,93%.

  1. Qual é estrutura da atmosfera (suas camadas) e quais são as principais características de cada camada?

A atmosfera é constituída por cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera; que servem como proteção, uma vez que se elas não existissem não suportaríamos o calor emitido pelos raios solares. Da mesma forma aconteceria o resfriamento da Terra durante a noite, onde perderíamos todo o calor adquirido pelo sol, sofrendo uma variação muito rápida de temperatura.

Troposfera

É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos chuvas, formação de nuvens, relâmpagos.

Estratosfera:

Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.

Mesosfera:

Entre 50 e 80 km de distância da Terra encontra-se a mesosfera., que caracteriza-se por ser muito fria, com temperaturas que variam em torno dos -100ºC e com alturas de até 80 km. No entanto, a temperatura não é uniforme em toda a sua extensão, podendo variar muito, de -10ºC a -100ºC.

Termosfera:

Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C. 
Exosfera

É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.

.

  1. Como ocorre a deteorização da camada de ozônio?

Elementos como o clorobromohidrogênio e carbono, ao atingir a camada de ozônio reagem com o oxigênio livre resultante da decomposição do ozônio impedindo que ele reaja novamente com a molécula de oxigênio. Esses elementos atingem a camada de ozônio na forma de moléculas como o CFC, BrFC ou outras moléculas bastante estáveis que passam pelas camadas da atmosfera sem reagir e se acumulam na camada de ozônio onde, por ação dos raios UVB, são enfim decompostos em seus átomos constituintes.

  1. Quais são os elementos e fatores do clima?

Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com