TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Por:   •  9/6/2016  •  Dissertação  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ISABELLA DUARTE IGNÁCIO

DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Maringá

2016

ISABELLA DUARTE IGNÁCIO

DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Dissertação apresentada como trabalho de avaliação parcial à Universidade Estadual de Maringá para a disciplina de Pesquisa Jurídica referente ao curso de Direito.

 Prof.ª Dra. Valéria Silva Galdino

                                                               

Maringá

2016

  Das primeiras vogais às análises sintáticas, das disciplinas fundamentais aos graus superiores, o ato de ler é ferramenta-chave para a consolidação da aprendizagem. É, resumidamente, o exercício de assimilar símbolos, compreender construções gramaticais e absorver informações que ultrapassam o ouvir, mas encontram o imaginar, o interpretar e o traduzir.

   Nesse sentido, é possível vislumbrar a problemática da ausência do hábito da leitura na formação do indivíduo como sujeito social e profissional, uma vez que é consenso dentro das ciências que analisam a educação, a existência de consequências negativas para a persona que não o faz. Isto é, o não ler ou a deficiência na ação da leitura obtém como resultado o sujeito que não é capaz de construir, no plano cognitivo, o mesmo nível de informação do sujeito-leitor. Em outras palavras, o indivíduo que lê torna-se mais competente para criar e relacionar o mundo real ao transcrito na literatura.

    Ainda, é essencial ressaltar que com deficiências, como a dislexia, o portador não é responsável pela incapacidade da assimilação e transformação, diferentemente daquele que não lê por falta de hábito. Daí encontra-se uma nova problemática: a razoalidade do ensino e o desinteresse do aluno na leitura, tendo como atenuante uma cultura que desvaloriza o saber. O resultado é, visivelmente, uma massa de profissionais e sujeitos sociais que desconhecem a função do ato de ler como instrumento de aperfeiçoamento pessoal e passam a vê-lo como obrigação. Simplificando, “ler é chato! ”.

       

    Reitera-se, portanto, que no âmbito particular, profissional, cultural e social a leitura é mais que associar vogais e consoantes. Fala-se da contemplação de informações específicas, da formação, do hábito como tratamento para doenças como depressão e Alzheimer, da transformação da visão popular do que é adquirir conhecimento. Trata-se de levar para a realidade, sujeitos preocupados com a ciência, com o bem-estar do meio em que vivem onde se encontram o objetivo e a função do Direito, por exemplo.

     

   Dessa forma, é possível concluir que a importância do ato de ler exige uma reformulação do entendimento comum quanto a seu exercício e que o bem gerado pela leitura é insubstituível, intransferível e inegociável: uma fonte inesgotável de sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com