TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAS RAZÕES PARA O PEDIDO DE EXPEDIÇÃO DE ALVARÁ

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL

COMARCA DE NITERÓI - RJ

, indica seu endereço profissional situado na Rua Cel. Gomes Machado, n° 136, sala 302, Centro, Niterói/RJ, CEP 24.020-065, tel.: 3021-59595 / 7739-3460, devendo todas as publicações sobre a presente serem promovidas em nome do advogado que a esta subscreve, vem à presença de V. Exª., nos termos do art. 1.103 e SS CPC, bem como na Lei 6.858/80, requerer a Expedição de

ALVARÁ

O que faz pelos seguintes fundamentos.

DAS RAZÕES PARA O PEDIDO DE EXPEDIÇÃO DE ALVARÁ

                Os requerentes são, respectivamente, viúvo e filha da Srª. YARA, falecida em 26 de março de 2013, conforme cópia da certidão de óbito em anexo.

                Esclarecem os requerentes que a finada residia na Rua Lopes Trovão, nº 33, apto. 801, Icaraí, nesta cidade, CEP 24.220-070.

                É certo que ao falecer, esta detinha valores à receber oriundos de restituição de IRPF e TCU, conforme cópias em anexo.

                Assim, tendo em vista a necessidade de provimento jurisdicional para o levantamento do saldo existente nas referidas contas, a via utilizada é própria para alcançar tal desiderato.

DO DIREITO

                A lei n° 6.858/80, que dispõe sobre o pagamento aos dependentes e/ou sucessores dos valores não recebidos em vida, pelos titulares das contas individuais do FGTS, bem como de saldos bancários existentes em conta-corrente ou poupança, embasa a pretensão da requerente. Citada lei, em seus artigos 1° e 2°, assim assevera:

“Art. 1º - Os valores devidos pelos empregadores aos empregados e os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participação PIS-PASEP, não recebidos em vida pelos respectivos titulares, serão pagos, em quotas iguais, aos dependentes habilitados perante a Previdência Social ou na forma da legislação específica dos servidores civis e militares, e, na sua falta, aos sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento.

Art. 2º - O disposto nesta Lei se aplica às restituições relativas ao Imposto de Renda e outros tributos, recolhidos por pessoa física, e, não existindo outros bens sujeitos a inventário, aos saldos bancários e de contas de cadernetas de poupança e fundos de investimento de valor até 500 (quinhentas) Obrigações do Tesouro Nacional”.

                E mesmo que o requerimento se relacione somente com valores relativos a devolução de imposto de renda, ou créditos oriundos do TCU, é essa a justiça competente para processar tal pedido.

                Do acima exposto, há entendimento expresso do STJ, através da súmula 161:

                “SÚMULA 161 – STJ.

É da competência da Justiça Estadual autorizar o levantamento dos valores relativos aos PIS/PASEP e FGTS em decorrência do falecimento do titular da conta.”

                Portanto, resta incontroverso que a Requerente formula o seu pedido perante o órgão judicial competente.

DOS PEDIDOS

        Ante o exposto, requer a V. Exª:

  1. Requer intimação do Ministério Público, para se manifestar sob a pretensão dos requerentes;
  1. Expedição de Alvará à RFB e ao TCU determinando o pagamento dos valores aos requerentes;

Protesta, se necessário for, pela produção de todos os meios de prova em direito admitidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (475.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com