TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIVIL

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÕES TECNICAS REAIS SOBRE O VAZAMENTO DE AMÔNIA OCORRIDO NO DIA 22\12\2010 COM O TEC. AUTOMAÇÃO MICHAEL

Problema:

- Desligamento e/ou falha no CLP (controlador) que controla a planta de refrigeração no setor de utilidades.

Esclarecimentos:

- O problema ocorrido deu-se ao conectar o roteador wireless que é usado pelo setor de automação da cervejaria na rede de comunicação do CLP (controlador) do sistema de refrigeração.

O CLP da planta de refrigeração usa uma comunicação de meio físico ethernet TCP\IP entre o supervisório e o ihm localizado na porta do painel elétrico.

Para o funcionamento da rede os hardwares conectados a ela devem cada um ter um endereço IP para poderem trocar informações sobre o sistema.

O clp (controlador) usa o endereço IP 192.168.0.1

O supervisório usa o endereço IP 192.168.0.2

O ihm na porta do painel usa o endereço IP 192.168.0.3

Com isso a rede tem um funcionamento normal. Pois, cada hardware tem um endereço separado na rede.

O setor de automação da cervejaria Petrópolis rdn usa um roteador de rede wireless marca D-LINK modelo DIR-615. Mesmo modelo usado pelo setor de informática rdn.

Este roteador é usado em locais que usam meio físico de comunicação ethernet TCP/IP na unidade fabril.

Este roteador tem um endereço IP interno fixo que é inserido pelo próprio fabricante, pois, quando se usa conexão por ethernet com configuração de endereço IP adquirido automaticamente na rede. Este roteador atribui a cada hardware conectado a ele um endereço IP automaticamente. O que não é o caso das redes de automação na cervejaria onde todas usam endereço IP atribuído manualmente.

Este roteador de posse do setor de automação tem o endereço IP fixo instalado pelo fabricante

D-LINK sob numero 192.168.0.1, ou seja, o mesmo endereço IP usado no clp (controlador) da planta de refrigeração do setor de utilidades.

No dia 22/12/2010 ao conectar o roteador na rede do CLP da planta de refrigeração houve um conflito de endereços gerando uma falha no clp (controlador) o que veio a fazer o mesmo se reiniciar com isso todas as funções que estavam sendo executadas vieram a parar, ou seja, a planta toda foi desligada.

Obs. O CLP (controlador) tem seu processo de inicialização em menos de 15 segundos porem o supervisório também teve-se que ser reiniciado devido a perda de comunicação com o CLP. Só que o processo de inicialização de um computador é bem mais lento que o do CLP (controlador) e para se dar o start na planta novamente os comandos são enviados manualmente via o supervisório.

Gostaria de colocar que a faixa de endereço TCP\IP usado na rede da planta de refrigeração do setor de utilidades deve estar fora dos padrões usado na cervejaria Petrópolis rdn, pois, as maquinas da ZIEMANN LIESS que usam meio físico de comunicação ethernet usam faixa

TCP\IP 172.20.125 e todas as maquinas da linha KRONES usam faixa TCP\IP 10.17.63

Obs. O numero final define o endereço de cada hardware.

O setor de automação não pode se responsabilizar por uma coincidência causada por conflito de endereçamento IP, pois, a marca D-LINK é uma marca de componentes mundialmente conhecida e utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com