TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO INTERNACIONAL COMPLETO

Por:   •  14/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.694 Palavras (19 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 19

OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO

– APÓS AÇÃO NA OMC – AUTORIZADO A SOBRETAXAR OS PRODUTOS AMERICANOS PORQUE ELES ESTAVAM SOBRETAXANDO O SUCO DE LARANJA DO BRASIL, O BRASIL SOBRETAXOU VÁRIOS PRODUTOS, SÓ QUE O EUA TEM LEI PARA SOBRETAXAR O SUCO BRASILEIRO E ISSO NÃO SE MUDA DO DIA PARA NOITE. Aí O EUA TÁ PAGANDO UMA MULTA ALTÍSSIMA.

O Brasil agora é réu na OMC das produtoras de carros que tivessem menos de 65% das peças produzidas no país teriam uma taxa diferenciada. Você não pode onerar um produto em relação a uma nacionalidade.

 Exceção ao princípio da não discriminação – quando você tem acordo comercial com um país – ex: carros da ford produzidos na Argentina entram como brasileiros – acordos comerciais regionais – não são punidos pela OMC.

Subsídio – a OMC aceita, quando é uma segurança alimentar. Ex: França em relação ao gado, o governo assume uma parte da produção, senão o produtor não teria interesse de criar e num momento de instabilidade internacional, haveria o perigo de desabastecimento.

O Brasil é um dos maiores criador e exportador de vários produtos alimentícios. Ex: carne de boi, frango. Alguns países não tem mais capacidade de ampliar sua produção agropecuária. Necessidade premente de importar produtos. Há necessidade nesses paises desses subsídios. Acabando os subsídios e ainda que se mantenha a produção esse gado na frança chegará mais caro na mesa dos franceses e aí o preço dos outros paises terão um preço melhor na França com a queda das barreiras alfandegárias – imposto, não alfandegárias – questão de  saúde sanitária. A OMC quer a quebra dessas barreiras para outros países se desenvolverem. EX: febre aftosa no gado, vários países não aceitam esse tipo de carne com problema, aí não compram e o preço cai aí eles compram mais baratos e aí eles não impõe mais barreiras.

A OMC tem um secretariado que não tem funções como o da ONU, é só uma parte administrativa que mantémo funcionamento. Não tem direito de veto como na ONU, conselho de segurança. O voto de todos os Estados tem um mesmo peso, as decisões são tomadas com consesnso.

Orgão – Conferência Ministerial – representante – Ministro das Relações Exteriores e o Presidente da República quando se fizer presente.

Atribuições:

  • Decisão
  • Inovação legislativa
  • Acordo comercial geral

Orgão Revisor de Políticas Ministeriais: O representante é o ligado a discussão: EX. Ministro da Agricultura – Orgão propositor.

Orgão da solução das controvérsias: impõe sação. Não há direito de voto.

Faltou um orgão que o professor não lembrou.

Não aplicação de subsídios...

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA NO MERCOSUL

NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO:

  • ALÍCOTA ZERO.
  • UNIÃO ADUANEIRA – MERCOSUL  - Brasil, Argentina, Paraguai (está suspenso), Uruguai e Venezuela – Alícota externa comum – todos tem que concordar com a entrada do novo componente.
  • MERCADO COMUM – Livre circulação de bens e pessoas ( pessoas trebalharem em outros países como se fosse no seu país) + todo o que está acima.
  • UNIÃO ECONÔMICO-MONETÁRIA – Política Econômica e fiscal comum e uma moeda comum, taxa de juros comum + tudo dito acima – na Europa a única que não esta é a Inglaterra que é apenas (Mercado Comum).

MERCOSUL: 1988

  • Orgão que todos tem representação.
  • São os Presidente dos Estados.
  • Presidência do mercosul – rotativo – um dos presidentes dos Estados.
  • Sede – Assunção no Paraguai.
  • Órgão que resolve as controvérdias – para serem dirimidas.
  • Parlamento – não faz leis é um órgão consultivo, só expressa a opinião. Número de acordo com a população dos Estados, só que o Brasil tem uma limitação porque é muito grande para ele não ser hegemônico. Existe a previsão, na próxima eleição, de eleição direta para o parlamento do mercosul porque hoje são os do congresso Nacional. Previsão no tratado do Merconsul – eleição direta.

UNIÃO EUROPÉIA

  • Década de 50: Euraton, comunidade econômica do carvão e do aço ( alemanha, holanda, polônia, ...) e a comunidade econômica européia – engatinhando.
  • Década de 80/90: Absorvendo as três comunidades acima e consolidou-se a União Européia ampliando esse processo de integração ficando com todas as caracteristicas bem sofisticadas,  mais alto nível de integração econômica. Acima do que é hoje só se tivessem uma só política externa aos moldes da CONFEDERAÇÃO.
  • +/- 25 representantes, não há diferença, nem prevalência de nenhum outro Pais. Geralmente os Ministros de Relações Exteriores ou os Chefes de Governos.
  • A presidência, o órgão para as controvérsias, parlamento que faz leis diferente do Merconsul, como se fosse leis nacionais e que são seguidas por todos os outros Estados, leis em todas as esferas.
  • O euro é a única moeda da União européia – nos países que fazem parte só usam o euro – por determinação do Banco Central Européu – vem a questão da Soberania – porque ele determina meta de inflação, taxa de juros, ... se não quiser, caia fora do grupo.
  • O parlamento europeu fazem leis que obriga a todos em todos os níveis, penais, imigratórias, ... Normalmente os Estados não cumprem as regras de imigração conforme a determinação porque é muito forte, alguns países flexibilizam porque é muito radical a posição da União Européia. Geralmente os países mais fracos economicamente são prejudicados com essas uniões.

Existem vários processos de integração econômica no mundo – na América do norte – EUA, Canadá e México – não é tão forte, é o NAFTA. Ex: O México está hoje sofrendo por causa dessa união, pois não estava preparado economicamente para ingressar nessa integração.

OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

PAZ E SEGURANÇA

NÃO TEM A QUESTÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA

TODOS TEM VOTO IGUAL

Comissão jurídica interamericana

Secretaria geral – questões administrativas. Só a da ONU tem projeção.

Varias conferencias e organismos.

Comissão interamericana de direitos humanos – tem o pacto de san jose da costa rica – que se proibiu a prisão civil. Esta comissão visita os países observando o respeito aos direitos humanos.

Lei de anistia no Brasil – Vale pros dois lados torturados e torturadores. A OEA determinou que o Brasil investigue e esclareça o que aconteceu, não passar por cima do Supremo mas para saber o que se passou. Criminalmente não tem mais o que se discutir, extra criminalmente investigar o que aconteceu com as pessoas, em relação as famílias dessas pessoas desaparecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com