TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO PENAL FICHAMENTO DE DIREITO PENAL

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  3.168 Palavras (13 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 13

DIREITO PENAL 1

FICHAMENTO DE DIREITO PENAL

Questões

1-O que é o Direito penal?

É o conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado, tendo em vista os fatos de natureza criminal e as medidas aplicáveis a quem os pratica.

Faz parte do Direito Público, e tem característica de ser finalista.

2- O que é considerado crime?

É determinado o que é crime de acordo com os valores da sociedade, que podem ser mudados de acordo com o tempo (com mudanças de valores).

3- Qual é a função do direito penal?

É a de proteger os valores fundamentais para a subsistência da sociedade, tais como a vida, a saúde, a liberdade, a propriedade, etc, denominados bens jurídicos.

4- Qual o objeto do direito penal?

A conduta humana, com o objetivo de mandar ou proibir que se faça algo, pois somente o homem tem consciência do resultado final de suas ações.

5-Como se trabalha no D. Penal?

No D.Penal trabalha-se com a pena e a medida de segurança.

*Pena é aplicada aos imputáveis (é o indivíduo mentalmente são e desenvolvido, capaz de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. Sujeito à PENA).

*Medida de segurança aplica-se aos inimputáveis (é o indivíduo inteiramente incapaz de entender a ilicitude do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. sujeito à MEDIDA DE SEGURANÇA).

* Semi-imputável – é o indivíduo que, embora aparentemente são, não tem plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se conforme esse entendimento.

vide artigo 26, parágrafo único do Código Penal

6- O que é um Estado Formal de Direito?

É um Estado que considera apenas aquilo que se encontra formalmente disposto no ordenamento, todos são iguais porque a lei é igual para todos e nada mais. No plano concreto e social não existe intervenção efetiva do poder publico, pois este já fez a sua parte ao assegurar a todos a mesma chance, é cada um por si.

7- O que é um Estado Democrático?

Verifica-se no Estado Democrático de Direito não apenas pela proclamação formal da igualdade entre todos os homens, mas pela imposição de metas e deveres quanto a uma construção de uma sociedade livre, justa e solidária, pela garantia de direito do desenvolvimento nacional, etc; (CF art 3º).

Sem esse conteúdo, a norma se configurará como atentatória aos princípios básicos da dignidade humana.

7- O que é crime?

Crime não é apenas aquilo que o legislador diz sê-lo (conceito formal), uma vez que nenhuma conduta pode, materialmente, ser considerada criminosa se, de algum modo, não colocar em perigo valores fundamentais da sociedade. EX: Manifestar opinião contrária ao regime político dominante.

Violar um princípio é muito mais grave do que transgredir uma norma.

8- Quem tem competência para legislar o D.P?

Somente a União tem competência para legislar. (O Dp , não é um direito penitenciário, o mesmo é um D. administrativo onde os estados legislam).

9- Qual a função da norma penal?

É a proteção de bens jurídicos a partir da solução de conflitos sociais, razão pela qual a conduta somente será típica se criar uma situação de real perigo a sociedade.

10- O que são normas incriminadoras?

 Há dois grupos de normas penais:

As leis penais podem ser classificadas em duas espécies :

LEI PENAL INCRIMINADORA E LEI PENAL NÃO INCRIMINADORA.

Lei penal incriminadora eh aquela que descreve crimes e cominam penas, pode ser:

PRECEITO PRIMÁRIO (preceptum iuris):

Possui a função de fazer a descrição detalhada e perfeita da conduta que se procura proibir (proibitiva) ou impor (mandamental).

PRECEITO SECUNDÁRIO (sanctio iuris):

Possui a tarefa de individualizar a pena, cominando em abstrato.( Pena correspondente)

EX:

Artigo 121. Matar alguém (norma primária)

Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 20 (vinte) anos (norma secundária)

Lei penal não incriminadora permissiva – torna licidas determinadas condutas previstas na lei penal incriminadora, exemplo – estado de necessidade, legitima defesa, o estreito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Lei penal não incriminadora explicativa ou complementar: esclarecem o conteúdo de outras normas e delimitam o âmbito de sua aplicação . ex o art 327 e o 304 CP

11- Quais são as fontes do DP?

Podem ser material ou formal:

Material; Somente o Estado tem competência para produzir a lei, pois somente ele tem o “ius puniente” .

Formal; se caracteriza por meio de lei formalizada pelo legislador se caracterizando de forma direta. Mas também pode ser de forma indireta se baseando em costumes e princípios gerais do direito.

Analogia; Não se usa analogia no DP, a analogia e utilizada quando existe uma lacuna na lei, mas no direito penal não se aplica.

12-O que é a interpretação da lei penal?

É a atividade que consiste em extrair da norma penal seu exato alcance e real significado, a interpretação deve buscar a vontade da lei, desconsiderando a de quem a fez.

13-O que é a interpretação da lei penal quanto ao sujeito?

Quanto ao sujeito:

Autêntica ou legislativa – feita pelo próprio órgão encarregado da elaboração do texto. É contextual quando feita dentro de um dos seus dispositivos esclarecendo determinado assunto - ex.: conceito de funcionário público existente no art. 327, ou posterior, quando a lei interpretadora entra em vigor depois da interpretada.

Doutrinária – é feita pelos estudiosos, professores e autores de obras de direito, através de seus livros, artigos, conferências, palestras etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com