TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO REAIS DAS COISAS: HIPOTECA

Por:   •  17/11/2016  •  Seminário  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 9

JOÃO PESSOA, 11 DE NOVEMBRO DE 2016

DIREITO REAIS DAS COISAS

HIPOTECA

         A hipoteca é o direito real recainte sobre um imóvel, um navio ou um avião, que, embora não entregues ao credor, o asseguram, preferentemente, do cumprimento da obrigação. Assim sendo, não paga a dívida, cabe ao credor o direito de excutir o bem dado em garantia, para com o produto apurado em praça pagar-se, preferentemente e com exclusão dos outros credores, que só terão direito às sobras, se houver.( SILVIO RODRIGUES)

     

 Poder-se-ia dizer que, através da hipoteca, mobiliza-se a riqueza imobiliária. No sentido de que o proprietário, sem alienar seu imóvel e sem vê-lo sair de suas mãos, obtém,  a  prazo  mais  ou  menos  longo,  dinheiro  correspondente  a parte do seu valor.”

NATUREZA JURIDICA

        O Código Civil arrola a hipoteca entre os direitos reais. Vimos que se trata de um direito real sobre coisas alheias e ainda, um direito real de garantia.

         A qualidade real desse direito surge pela inscrição de seu ato constitutivo no registro de imóveis da circunscrição onde se situa a coisa dada em garantia. Até o momento da inscrição existe mero vínculos entre os contratantes ignorados por terceiros e por conseguinte, ineficaz no que lhes diz respeito.

        Com a inscrição, portanto, configura-se o direito real de garantia com todo o seu séquito se características.

      A hipoteca como direito real acessório  de garantia,  mantém os mesmos preceitos da última fase do Direito Romano. Aplicam-se-lhe os princípios gerais estabelecidos no Código Civil (arts.1.419 a 1.430).Tal como os outros direitos de igual natureza, a hipoteca é acessória a uma garantia e indivisível.

       Considera-se direito real a partir do registro imobiliário. Enquanto não registradas, as hipotecas são válidas e eficazes como garantia entre as partes, tendo, portanto, alcance real limitado ou meramente obrigacional, princípio que se mantem como regra geral.

     A coisa dada em garantia fica sujeita solução da divida e o liame jurídico hipotecário vale contra todos, daí resultando a obrigação passiva unilateral de respeito ao direito assim constituído. Ademais, a hipoteca  confere  ao seu titular a preferencia e o direito de sequela.

A hipoteca como demais os direito reais de garantia é acessório de uma divida cujo resgate visa assegurar. Ela é, no dizer de Lafayette (ob. cit.,§

173 pág. 410), a hipoteca é um direito real criado para assegurar a eficácia de um direito pessoal.

Assim, dada sua condição de acessório, o pacto adjeto de hipoteca segue o destino do contrato principal extinguindo-se quando este se extingue, contaminando-se com a nulidade de que porventura o mesmo esteja eivado.

A hipoteca, como todos os direitos reais de garantias , é indivisível, no sentido de que o imóvel dado em garantia e cada uma de suas partes ficam sujeito ao resgate da dívida e de cada uma de suas partes.  De sorte que o pagamento parcial do crédito não exonera parcialmente o imóvel onerado.

É a hipoteca convencional negocio solene, pois só se constitui através de escritura pública, dependendo sua eficácia de outorga uxória.

PRINCÍPIOS QUE REGEM A HIPOTECA

      Um regime hipotecário adequado deve ser regido por dois importantes princípios da especialização e o da publicidade.

       A especialização consiste na determinação precisa e pormenorizada dos bens dado em garantia, com sua descrição, localização, etc, bem como do montante da dívida, prazo, taxa de juros, se houver, de modo a ficar caracterizado, sem sombra de dúvida, o vinculo jurídico estabelecido entre as partes; assim, terceiros que tomem conhecimento do negócio podem avaliar o ônus que pesa sobre determinado imóvel.

       A especialização requer a descrição do bem e os requisitos da dívida (art. 1.424). Desse modo, não há como ser instituída hipoteca geral e ilimitada. O direito do credor deve recair sobre imóvel ou imóveis devidamente separados e discriminados dentre os encontráveis no patrimônio do devedor.

        A publicidade se faz através do registro. Este é que dá ciência a todos de que aquele bem determinado está sujeito ao ônus hipotecário.

A publicidade é obtida pelo registro imobiliário, assegurando-se, assim, seu conhecimento por terceiros. Efetua-se o registro no local do imóvel ou em cada um deles se o título se estender a mais de uma circunscrição imobiliária (art. 1.492).Como resultado do registro, atende-se ao princípio da prioridade. O número de ordem do registro determina a prioridade (art. 1.493, parágrafo único). Duas hipotecas ou quaisquer outros direitos reais não podiam ser inscritos no mesmo dia, salvo se fosse precisada a hora exta da escritura (art. 1.494). Essa regra foi explicitada no art. 192 da Lei dos Registros Públicos.

      Inútil encarecer a importância  da publicidade, pois ela impede  que terceiros  possam alegar ignorância do ônus. O eventual adquirente ou credor de uma segunda hipoteca sabem que o bem que adquiriram  ou receberam em garantia era objeto de uma hipoteca anterior, e que, assim, assegura preferentemente, o regaste do credito  de que é titular o credor hipotecário.

EFEITO DA HIPOTECA

Para melhor analisar o instituto, convém ter em vista os seus efeitos que em relação ao devedor , quer em face do credor hipotecário quer diante do terceiro.

  1. Em relação ao devedor. Antes do vencimento do débito e, portanto, antes da propositura da ação executiva, o devedor conserva todos os direitos sobre a coisa. Não pode entretanto, praticar atos que de qualquer modo direta ou indiretamente, sejam capazes de desvaloriza-la , deteriorá-la ou destruí-la.

Da mesma maneira, não lhe pode alterar a substância, tal como mundificar-lhe fundamentalmente o gênero de cultura, se tal modificação implicar a assunção de um risco de diminuição de valor.

  1. Em relação ao credor hipotecário. Vencida a divida a obrigação, pode o credor, em execução, vender judicialmente o imóvel objeto da garantia e pagar-se, com preferência sobre qualquer outro credor. Sua preferencia, contudo esbarra com algumas exceções, das quais enumero as principais:

l- custas judiciais, devidas no processo de execução da hipoteca são pagas com primazia.

ll- o impostos e taxas devidas a FAZENDA PUBLICA, em qualquer tempo são pagos preferencialmente a quaisquer outros créditos, seja qual for a sua natureza.

III- a divida proveniente do salario do trabalhador  agrícola será apaga, precipuamente, a quaisquer  outros créditos, pelo produto da colheita para qual houver concorrido com seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (302.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com