TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOLO E COAÇÃO - RESUMO

Por:   •  3/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

Dolo é o meio empregado para enganar alguém. Ocorre dolo quando o sujeito é induzido por outra pessoa a erro.

Coação é o constrangimento a uma determinada pessoa, feita por meio de ameaça com intuito de que ela pratique um negócio jurídico contra sua vontade. A ameaça pode ser física (absoluta) ou moral (compulsiva).

A coação é o vício mais grave que pode afetar um negócio jurídico, mais até que o dolo. Pois ela age na livre manifestação da vontade, enquanto o dolo age sobre a inteligência da vítima;

Espécies de Dolo:

A-) Principal e Acidental

Dolo PRINCIPAL: É caracterizado o dolo em que o negócio não iria ser feito e só foi realizado por intermédio da pratica do dolo. A vítima não tinha intenção nenhuma em fazer o negócio e só fez pelo induzimento malicioso de uma das partes.

Dolo ACIDENTAL: É caracterizado o dolo em que a vítima já tinha sim intenção em fazer o negócio, porem por outro modo. Porém o ato ilícito praticado pela outra parte deixou a vítima em prejuízo. Pelo fato da vítima já ter antes da pratica do dolo a intenção de fazer o negócio, ele não pode ser anulado. Nesse caso o agente doloso tem é que ressarcir a vítima com os danos e prejuízos causados no negócio.

B-) Dolus Bonus e dolus Malus

Dolu BONUS: É o dolo tolerável.

Assim como um comerciante exagera nas qualidades de seus produtos, uma pessoa em sã consciência não comprará tudo de forma desordenada e sem limites só por esse fato (a não ser que a pessoa tenha mentalidade infantil). Não é considerada dolo pelo ordenamento jurídico devido à falta de gravidade.

Segundo Washington de Barros Monteiro: O dolo pode ter fim licito, elogiável e nobre. Ex: quando se induz alguém a tomar um remédio que recusa, e, no entanto, é necessário.

Dolu MALUS: É o revestido de gravidade.

É essa modalidade que se divide entre dolo principal e dolo acidental.

Pode consistir em atos, palavras e até mesmo no silencio maldoso. Somente o dolo malus, vicia o consentimento, acarretando a anulabilidade do negócio jurídico ou a obrigação de reparar as perdas e danos.

Cabe ao juiz decidir se o contratante excedeu ou não o limite do razoável.

C-) Dolo Positivo ou Comissivo e Dolo Negativo ou omissivo.

Dolu POSITIVO OU COMISSIVO: Manobras ou ações maliciosas.

Dolu NEGATIVO OU OMISSIVO: Comportamentos omissivos.

“Art. 147- o silencio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, constitui omissão dolosa, provando-se que sem ela o negócio nãos e teria celebrado. “

O legislador equiparou a omissão dolosa à ação dolosa, exigindo que aquela seja de tal importância que, sem ela, o ato não se teria realizado. Provando, pois, tal circunstância, pode ser pleiteada a anulação do negócio jurídico.

D-) Dolo de Terceiro

Dolo de TERCEIRO: O dolo pode ser proveniente do outro contratante ou de terceiro, estranho ao negócio.

“Art. 148 CC - Pode ser anulado o negócio jurídico por dolo de terceiro, se a parte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento; em caso contrário, ainda que subsista o negócio jurídico, o terceiro responde por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou”.

Somente ensejará a anulação do negócio jurídico se aparte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento. Se o beneficiário pelo dolo de terceiro não adverte a outra parte, está tacitamente aderindo ao expediente astucioso, tornando-se cumplice.

Ex: Um terceiro que não participa do negócio afirma ao comprador que o relógio é de ouro, fazendo a vítima comprar o produto sendo enganada e o vendendo ouve o comentário e não desmente o terceiro, o negócio torna-se anulável. 

Porem se o vendedor não souber do comentário mentiroso, o negócio não será anulado. Mas o lesado poderá reclamar pernas e danos ao autor do dolo.

Se nenhuma das partes no negócio conhecia o dolo de terceiro, não há, com efeito, fundamento para anulação, pois o beneficiário, caso fosse anulado o negócio, “ver-se ia, pois, lesado por um ato a que foi estranho e do qual nem se quer teve notícia...”

Cabe ao lesado, provar que a outra parte, beneficiada pelo dolo de terceiro, dele teve ou deveria ter conhecimento.

E-) Dolo do representante

Dolo do REPRESENTANTE: Não pode ser considerado terceiro, pois age como se fosse o próprio representante. Seus atos consideram como se fosse o próprio representado.

Se o representante induz ao erro a outra parte, este poderá ser anulável, porem se for um dolo acidental, o negócio subsistirá, ensejando a satisfação das pernas e danos.                  

Art. 149 CC: O dolo do representante legal de uma das partes só obriga o presentado a responder civilmente até a importância do proveito que teve; se, porém, o dolo for do representante convencional, o presentado responderá solidariamente com ele por perdas e danos”.    

a) representação legal, que decorre da lei que lhe confere mandato para administrar bens e interesses de terceiros, a exemplo dos pais, tutores e curadores. 

b) representante convencional, considerado como tal quem recebe procuração para praticar os atos em nome do outorgante.

F-) Dolo bilateral

Dolo BILATERAL: O dolo de ambas as partes. Art. 150 CC

“Art. 150 – Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode alega-lo para anular o negócio, ou reclamar indenização.

A doutrina em geral admite, no caso de dolo bilateral, a compensação do dolo principal com o dolo acidental.

CARVALHO SANTOS afirma: “pouco importa que uma parte tenha procedido com dolo essencial e a outra apenas com acidental. O certo é que em ambas as partes procederam com dolo, não havendo boa-fé, a defender”.

G-) Dolo de aproveitamento

Dolo de APROVEITAMENTO – constitui outro defeito do negócio jurídico, que é a lesão.

Configura-se quando alguém se aproveita da situação de necessidade ou da inexperiência do outro contratante para obter lucro exacerbado, manifestamente desproporcional ao negócio. (Art. 157 CC)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com