TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Administrativo II - questões

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Direito – 8º Período - Direito Administrativo II

A - João Grillo, réu em ação de desapropriação promovida pela União, que visava à construção de uma rodovia sobre terras de sua propriedade, discordou do preço encontrado pela avalição, uma vez que a União atribuiu ínfimo valor a vasto trecho situado em área de preservação permanente, coberto por matas, por onde passar estrada. A justificativa apresentada pela União foi o valor baixo do imóvel em razão da impossibilidade de seu aproveitamento econômico pelo proprietário por se tratar de área de preservação permanente. Por sua vez, o juiz determinou a realização de perícia antes de decidir sobre a imissão de posse.

1) Após incorporar o imóvel ao seu patrimônio, a União poderia mudar a sua destinação construindo no local um presidio federal ou doar a uma empresa para a construção de seu estabelecimento?

R: À destinação desconforme com o plano inicialmente previsto dá se o nome de tredestinação. Considera-se tredestinação lícita quando, apesar da mudança, persistir uma razão de interesse público para justificar o ato, sendo assim é permitido que a União dê a tal propriedade destinação diferente da incialmente pretendida, porém, o ato de doar a uma empresa para a construção de seu estabelecimento seria uma tredestinação ilícita sendo então proibida.

2) Se durante o procedimento for descoberto no imóvel uma plantação de maconha, ainda assim, João Grillo terá direito a indenização?

R: Não, de acordo com o art. 243 da CF a propriedade será imediatamente expropriada sem direito a qualquer indenização.

3) É possível a desistência da desapropriação pela União, com a devolução de imóvel a João, caso o Imóvel seja invadido pelos Movimentos dos Sem Terra?

R: Não, pois a administração pública pode desistir da desapropriação até o momento de incorporação do bem ao patrimônio público, isto é, no caso de bem imóvel ate o trânsito em julgado da sentença ou do título resultante do acordo, tendo direito o expropriado à indenização caso tenha tido prejuízo decorrente da desistência.

4) Em se tratando de desapropriação, quais são as matérias que João Grillo poderia eventualmente alegar em sua defesa?

R: A propriedade é situada em área rural de preservação permanente cumprindo sua função social. Art., 186, II CF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com