TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil

Por:   •  7/5/2019  •  Artigo  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

Anna Flavia Fenato Laudares

DIREITO

CIVIL

Universidade Unievangélica

Professor: Rivaldo Jesus Rodrigues

Anápolis 2018

DOS ATOS UNILATERAIS

Art. 854: Aquele que, por anúncios públicos, se comprometer a recompensar, ou gratificar, a quem preenche certa condição, ou desempenha certo serviço, contrai obrigação de cumprir o prometido.

COMENTÁRIOS

Insere-se nos atos unilaterais a promessa de recompensa, a gestão de negócios bilaterais, o pagamento indevido e o enriquecimento sem causa.

Dispõem sobre a promessa de recompensa, a qual traduz negócio jurídico unilateral que gera obrigação ao emitente, independentemente da aceitação da outra parte, desde o momento em que é publicizada a oferta. Assim, consiste em ato não-receptício de vontade, pois gera obrigação desde a sua veiculação, independentemente da aceitação do oblato ou credor.

A aceitação da outra parte não transforma tal ato unilateral em contrato, pois a perfeição do ato independe do aludido aceite.

O credor é determinável, ao passo que, no momento da veiculação da oferta, não se sabe quem será o seu aceitante, sendo uma obrigação in incertam personam.

Não a necessidade que o anúncio público ocorra por veiculação de mídia escrita, falada ou televisa, mas sim a verificação de que foi dada a ciência a um determinado segmento de pessoas, como sócios de um clube, membros de uma comunidade, condomínio... A promessa, inclusiva, pode ser restrita a tais pessoas, apenas gerando obrigatoriedade em um dado meio social.

Art. 855: Quem quer que, nos termos do artigo antecedente, fizer o serviço, ou satisfazer a condição, ainda que não pelo interesse da promessa, poderá exigir a recompensa estimulada.

COMENTÁRIOS

A promessa, em regra, é dirigida ao público em geral. Sua aceitação não necessita ser expressa, sendo que o executor do fato tem direito ao beneficio anunciado.

Tal pagamento independe da capacidade civil do executor, sendo devido, até mesmo, acaso a promessa tenha sido adimplida por um incapaz. As qualidades pessoais do executor, ou qualquer outro fator não anunciado na promessa, não pode servir de escusa ao não pagamento, acaso, repisa-se, tenha se dado a execução

Tal recompensa não será necessariamente em dinheiro, podendo ser conferida de outras formas que entenda o promitente interessante, desde que previamente previsto na aludida promessa.

Art. 856: Antes de prestado o serviço ou preenchida a condição, pode o promitente revogar a promessa, contando que o faça com a mesma publicidade; se houver assinado prazo á execução de tarefa, entender-se-á que renuncia o arbítrio de retirar, durante ele, a oferta.

Paragrafo único: O candidato de boa-fé, que houver feito despesas, terá direito a reembolso.

COMENTÁRIOS

Possibilidade de revogação por prazo da proposta por prazo da proposta por prazo indeterminado. Promessa veiculada em horário nobre, por meio televiso e por prazo indeterminado, deve ser retratada em horário igualmente nobre, idem por meio televisivo.

Tal supressão, todavia, apenas terá eficácia contra quem não cumpriu o fato gerador de recompensa. A possibilidade da aludida revogação liga-se ao ideal de que não há obrigação eterna para o direito. Não seria possível o promitente pássaro resto dos seus dias a espera de uma aceitação.

Em contemplação á boa-fé pré-contratual e eticidade, em qualquer hipótese áquele que já encetou esforços e destinou valores ao cumprimento do fato, merece o direito a reembolso.

Art. 857: Se o ato contemplado na promessa for praticado por mais de um individuo, terá direito á recompensa o que primeiro o executou.

COMENTÁRIOS

Por ser dirigida á comunidade, faz-se possível que mais de uma pessoa cumpra o objeto da promessa. Sendo contemplado aquele que primeiro adimpliu com o prometido.

Tal recompensa não necessariamente será em dinheiro, podendo ser conferida de outras formas mas que entenda o promitente interessante, desde que previamente previsto na aludida promessa.

Art. 858: Sendo simultaneamente a execução, a cada um tocará quinhão igual na recompensa; se esta não for divisível, conferir-se-á por sorteio, e o que obtiver a coisa dará ao outro o valor de seu quinhão.

COMENTÁRIOS

Na hipótese de simultaneidade não há como falar-se em prioridade. Em busca de solução baseada na equidade, ordena o legislador a divisão igualitária dos valores. Em caso de indivisibilidade, deve-se lançar mão do sorteio.

Art. 859: Nos concursos em que se abrirem com promessa pública de recompensa, é condição essencial, para valerem, a fixação de um prazo, observadas também as disposições dos parágrafos seguintes:

§ 1º A decisão da pessoa nomeada, nos anúncios, como juiz, obriga os interessados.

§ 2º Em falta de pessoa designada para julgar o mérito dos trabalhos que se apresentarem, entender-se-á que o promitente se reservou essa função.

§ 3º Se os trabalhos tiverem mérito igual proceder-se-á de acordo com os arts. 857 e 858.

COMENTÁRIOS

Por opção legislativa,  Código Civil vigente inclui o concurso dentro do tema promessa de recompensa. De fato, são coisas diversas, pois enquanto na promessa há um público determinável, sem necessária preocupação com o vencedor, em um concurso um grupo de pessoas interessadas se faz presente na disputa, havendo provas e competição, pois há busca pelo vencedor.

O concurso, ainda por opção legislativa, necessariamente terá um determinado prazo para a ocorrência. Havendo um procedimento, o qual perpassa por anúncio, publicidade ou divulgação do regulamento, inscrição dos candidatos e julgamento.

Art. 860: As obras premiadas, nos concursos que trata o artigo antecedente, só ficarão pertencendo ao promitente, se assim for estipulado na publicação da promessa.

COMENTÁRIOS

A norma em tela veículo presunção. Passível de ser afastada pela vontade das partes, que a obra que concorreu ao concurso é de propriedade do candidato, apenas sendo do promitente caso haja disposição expressa nesse sentido no edital, regulamento ou na publicação da promessa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com