TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito:

- “O Recurso é o instrumento processual voluntariamente utilizado pelo legitimado que sofreu prejuízo decorrente da decisão judicial, para obter a sua reforma, a sua invalidação, o seu esclarecimento ou a sua integração, com a expressa solicitação de que nova decisão seja proferida, que pode ou não substituir o pronunciamento hostilizado”.

- “A nova decisão, que responde ao recurso da parte, pode ser proferida pela própria autoridade que prolatou a anterior ou pelo tribunal que seja imediatamente superior à comentada autoridade, em tese ensejando a interposição de outro recurso”.

Quais decisões judiciais causam gravame ou prejuízo a uma das partes?

- Decisão interlocutória – art. 162, Parágrafo 2º CPC – é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente (ele não coloca fim na fase cognitiva e não extingue a execução).

- Sentença – art. 162, Parágrafo 1º CPC – é o ato do juiz proferido conforme os arts. 267 e 269 CPC. (coloca fim a fase cognitiva e inicia a fase de execução)

- Acórdãos – art. 163, CPC – é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais.

A interposição de Recurso gera um novo processo?

- Não, o traço marcante do Recurso é de que a revisão do pronunciamento judicial ocorre no âmbito do próprio processo, sem ensejar nova relação jurídico-processual, ou seja, não se forma um novo processo para que a decisão seja revista.

OBS: O recurso agravo de instrumento forma nos autos do tribunal competente para conhecer a espécie, no entanto, não a formação de um novo processo, mas sim, de um apêndice – um desdobramento do processo original.

Quais instrumentos processuais podem ensejar a revisão de um pronunciamento judicial (interlocutória ou sentença) proferido nos autos de outra ação?

- Ação rescisória

- Ação anulatória

- Ação declaratória de nulidade de ato judicial

- Mandado de Segurança – concessão de liminar pode ser atacada nos próprios autos do processo com recurso de agravo. No entanto, é cabível a impetração do mandado de segurança, uma vez que o prazo para interposição de recurso de agravo de instrumento tenha acabado (preclusão), desde que a decisão judicial seja teratológica.

Além disso, por não ser recurso, a impetração do mandado gera um novo processo, finalizado por sentença autônoma.

Objeto:

- O objeto do recurso é decisão que causa prejuízo.

- Não se pode interpor recurso contra decisões que não cause prejuízos a uma das partes, pois lhe falta o interesse recursal.

OBS: Em regra, não se admite a interposição de recurso contra despacho que ordena a citação do réu, convocando-o para oferecer a defesa no processo, parte da jurisprudência entendendo que o pronunciamento seria despido de gravame. No entanto, para Montenegro, pois, quando o despacho que ordena a citação do réu não é acompanhado de qualquer fundamentação que confirme a presença das condições da ação e dos pressupostos processuais, sendo ato mecânico, causando gravame ao réu quando a inicial denunciar ausência de uma das condições da ação.

É que o ônus imposto ao réu de apresentar a defesa para denunciar a existência do vício migrado para o processo através da petição inicial implica o seu envolvimento com demanda fadada ao insucesso, sem falar nos custos financeiros do litígio, retratados na necessidade de contratação de profissional para a apresentação da defesa, o que poderia ter sido evitado através de um exame até mesmo superficial da inicial, transmudando o despacho que ordenou a citação do réu em sentença terminativa.

Objetivo:

- Definir o objetivo da interposição do recurso é determinar o que pode ser pleiteado pela parte recorrente. Já que o princípio da congruência também é aplicado no julgamento da matéria recursal, ou seja, o órgão responsável pelo julgamento só pode conhecer sobre as questões pleiteadas no recurso, com exceção ao enfrentamento das matérias processuais de ordem pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com