TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN CAMPUS ABC

CURSO DE DIREITO – DIREITO CIVIL I                                                            2ª SÉRIE

          ADRIANO COTRIN DOS SANTOS       RA: 111502381        

GABRIEL LOBATO DA SILVA              RA: 8488218803

LEONARDO PEREIRA                            RA 8060789904

LUCAS OLIVEIRA SILVA                       RA: 1299192348

RODRIGO REZENDE DOS SANTOS    RA: 8409992019

SONIA SALES SILVA        RA: 111581842

ETAPAS 03 E 04 DA A.T.P.S.                                                                            ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 

PROF.: MÁXIMO SILVA  

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

NOVEMBRO/2014

[pic 2]

SUMÁRIO

1. ETAPA 03 – AULA TEMA: Pessoas naturais - pessoas juridicas - direito da personalidade        3

1.1 Relatório do filme – Ilha das Flores        3

1.2 Relatório do filme - Garapa        4

1.3 Direitos da Personalidade - Pessoas Jurídicas...................................................................5

2. ETAPA 04 – AULA TEMA: Fatos Juridicos.        6

2.1 Fatos jurídicos naturais ordinários e extraordinários        6

     2.2 Eutanasia – Aspectos Jurídicos        7

     2.3 Jurisprudência        8

     2.4 Doutrina        9

3. REFERÊNCIAS        10

3.1 Citações jurisprudenciais        10

3.2 Referências bibliográficas        11

1. ETAPA 03 – AULA TEMA: Pessoas naturais - pessoas juridicas - direito da personalidade.

 

  1. Relatório do filme – Ilha das Flores

Assim como vimos no documentário ilha das flores, algumas pessoas se encontram situações desumanas, são comparadas como animal e vivem como tal em um  processo que não tem fim. Por falta de condições para compra de alimentos essas pessoas se submetem a trabalho escravo e até mesmo alimentos que rejeitados por animais essas pessoas tem de comer.

Com base na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5° inciso X, Ipsis verbis: ”são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Pois, como visto tais direitos não foram respeitados. No que se diz respeito às crianças e os adolescentes também são portadores de direitos assim assegurados pelo ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente) que no artigo 3° é dito.

        “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que esta lei assegurando- se, por lei por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade”.

Nesse processo vemos que nossas leis são fracas, pois parte da população tem “privilégios” enquanto a outra parte está submetida a condições de extrema precariedade e são consideradas invisíveis aos olhos da própria sociedade, que os ignoram.

Portanto, é bem verdade, que os direitos da personalidade é o seguro que qualquer cidadão, desde o nascimento com vida tem em questão a sua imagem, autoria, privacidade, honra entre outros. Ilustra- se, que tais direitos são intransmissíveis, irrevogáveis e irrompíveis, e que todo o ser humano tem direitos desde o momento de seu nascimento.

 

1.2 Relatório do filme - Garapa

Atualmente o Brasil lida com o grave problema da fome, famílias estão vivendo em condições deploráveis, pois crianças passam necessidades por que suas mães não têm condições de comprar um alimento digno e muitas vezes essa falta de alimento acaba levando essas pessoas a óbito.

 É perceptível também que os direitos das pessoas que vivem em tais condições são feridos, pois com base na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5° é dito que “são invioláveis a intimidade, a honra, a vida privada e a imagem da pessoa”. E mesmo sendo seres humanos e portadores de direitos são ignorados na sociedade em que vivem sendo considerados invisíveis perante os olhos das pessoas e também da lei que não oferece proteção para as mesmas.

Ainda que existam são muito poucos os benefícios que auxiliam essas pessoas que muitas vezes passam necessidades e precisam de auxilio de outras pessoas para que tenham o que comer e assim possam sobreviver

Então é possível ver que a lei deveria ser mais forte e a aplicada com mais vigor para que os direitos dessas pessoas não sejam lesados e para que tais pessoas tenham uma condição de vida melhor.

1.3 Direitos da Personalidade - Pessoas Jurídicas

Em ambos os documentários visto é possível perceber certo descaso e também varias infrações dos direitos humanos para com as famílias mostradas em cada documentário. São os direitos infringidos:

Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Que assim se destaca nos seguintes parágrafos.

III- Ninguém será submetido a tortura ou a tratamento desumano ou degradante.

X- São invioláveis a intimidade, a honra, a vida privada e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano moral ou material  ou moral decorrente de sua violação

        E de acordo com as Fontes do Direito, é dito que a pessoa jurídica não se desenvolve como pessoa física e que mesmo sendo portadores de direitos não usufrui de todos os direitos permitidos por lei. A pessoa jurídica é um ente que, mesmo não gozando de tangibilidade, possui reconhecimento legal, e pode ser formada pela reunião das pessoas físicas ou de bens, admitindo- se numa ou noutra hipótese, o exercício de atividades com finalidade altruística ou lucrativa, derivada, por fim, da unicidade de propósitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com