TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito - Common Law Vs Civil Law

Por:   •  30/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

CIVIL LAW X COMMON LAW

INTRODUÇÃO

Estudar a história do Direito é imprescindível para compreender o atual funcionamento do sistema jurídico e dos institutos que o compõem. As tradições civil law e common law constituem os dois principais modelos jurídicos existentes, formando dois sistemas de justiça que se desenvolveram de forma distinta, em razão de sua origem histórica. É importante destacar que os dois modelos sofreram influência do direito romano, mas reagiram a esta interferência de maneira distinta. Além disso, os dois sistemas têm como objetivo a segurança jurídica, no entanto, o civil law almeja a segurança por meio das leis escritas, ao passo que, o common law a busca por meio de precedentes judiciais.

CONCEITO

O conceito de civil law deriva da influência que o Direito Romano exerceu sobre os países da Europa Continental e suas colônias, pois o direito local cedeu passagem quase que integralmente aos princípios desse direito, dando ensejo à elaboração de leis, códigos e constituições. Desse modo, o civil law também é denominado como sistema romano-germânico, e sua principal característica é a utilização pelo ordenamento jurídico de normas escritas, publicadas e documentadas em diplomas próprios.

Já à expressão common law significava, em sua origem, o “direito comum” a toda Inglaterra. O direito era “comum”, pois vinha dos Tribunais de Westminster, cujas decisões vinculavam a toda Inglaterra, em oposição aos direitos particulares de cada tribo. Esse sistema não possui sua base em normas codificadas, mas sim em costumes e precedentes, ou seja, não há um diploma legal ou um código que regulamenta as normas a serem aplicadas em casos concretos, mas sim, jurisprudências que são utilizadas como referências para o julgamento pelo judiciário de determinado caso.

A TRADIÇÃO CIVIL LAW

        A tradição jurídica romano-germânica tem suas origens no século XII e XIII, no período do Renascimento da Europa Ocidental. O desenvolvimento desse instituto se deu em razão do ressurgimento no interesse dos estudos sobre o Direito romano nas faculdades dada a conscientização sobre a necessidade da ciência do Direito para a manutenção e garantia da ordem e da segurança. Dentre os séculos XVII e XVIII, a Escola do Direito Natural ganhou força nas universidades de Direito do país. Tal escola sustenta que o direito é a ideia universal de justiça. E o Direito Natural é aquele que já nasce incorporado ao homem, tal como o direito à vida. Assim, os estudiosos manifestaram a vontade de transformar tal direito natural em algo mais concreto e certo, como o Direito positivo, o qual é dotado de princípios e regras que o regem, elevando, dessa forma, a importância da sistematização e codificação das leis.

        Logo após a Revolução Francesa, a lei era tida como a única manifestação da vontade do povo e, assim, tornou-se certo que a codificação e a documentação de tais direitos trariam maior segurança para todos, o que levou a fragmentação de vários direitos nacionais garantidos em formas de códigos.

        Embora a codificação das leis garantissem aos cidadãos maior segurança jurídica no que diz respeito a tomada de decisões, os juízes, na época, eram encarados simplesmente como a “boca da lei”, feita pelo órgão responsável pela sua criação, qual seja, o legislativo, de tal modo que, ao magistrado cabia apenas a aplicação da norma ao caso concreto de forma mecânica, sem ser necessário uma interpretação prévia. Ao longo do tempo, tal situação mudou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com