TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Medieval

Por:   •  23/9/2016  •  Resenha  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 10

Direito Medieval

Uma parte significativa do Direito Medieval se deve ao Direito Romano, sob a forma da Corpus Iuris Civilis do Imperador Justiniano, que representa, de longe, o elemento mais importante na formação jurídica desde a idade média até hoje. Além disso , com a leis e costumes locais sendo bastante fragmentadas na maioria dos lugares , o direito romano tinha uma papel desempenhar na prática jurídica, como uma norma jurídica de facto.

Isto significa que o Corpus Iuris Civilis foi, por muitos séculos, o principal ponto de referência para os advogados em toda a Europa, mesmo se o seu papel exato tenha variado ao longo do tempo. Na era dos glosadores (ca. 1100-1260) foi principalmente uma ferramenta para o ensino universitário, e muita energia foi gasta no afã de torná-la mais facilmente acessível com seus comentários e através de um sistema de referência cruzada.

Para WOLKMER (2006) o Direito Romano não se constituiu exatamente como um monopólio jurista, no entanto, especialmente durante a Idade Média, o direito canônico foi parte importante do currículo nas universidades. Ele teve uma grande contribuição para o desenvolvimento do procedimento legal em si. No campo do direito privado, ajudou a desenvolver uma lei geral de contratos e um conceito genérico de responsabilidade civil e delito. Elemento chave para estas importantes contribuições foi a influência da teologia moral , especialmente das obras de Tomás de Aquino.

Glosadores

O primeiro período dos glosadores tem início tradicionalmente como sendo em 1088, o ano oficial de fundação da Universidade de Bologna. O final deste período acontece com a morte de Accursius em 1263, que compilou os glosados produzidos durante o primeiro século e meio de estudos jurídicos em seus Ordinaria Glossa , isso por volta de 1260.

Grande parte do trabalho realizado por estudiosos deste período consistiu na escrita de glosas no texto do Corpus Iuris Civilis . As glosas - anotações nas margens e, por vezes, entre as linhas dos textos Justinianos - variavam desde explicações simples e de leituras alternativas do texto até uma gama de análise aprofundada dos conteúdos legais. Este material era fornecido como conteúdo das aulas. Estas glosas tiveram forte impacto no Direito porque os estatutos das cidades italianas foram redigidos, em sua maioria, pelos graduados em Bolonha. Os glosadores fizeram o primeiro movimento de familiarização com o trabalho então desestruturado que era o Corpus Iuris Civilis.

Conforme elucida SAMPEL (2001), para além de produzir comentários com suas glosas, eles montaram um sistema de referências (allegationes) que tornou mais fácil se relacionarem textos sobre o mesmo assunto a partir de fontes diferentes. Em conformidade com as instruções de Justiniano, eles tentaram interpretar os textos de tal forma que não restariam contradições – uma vez que os compiladores de Justiniano deixaram muitas lacunas.

Isso eles conseguiram agrupando os textos a favor e contra um determinado argumento ou regra , e em seguida, interpretando alguns textos como o a regra e outros como as exceções a ele, por meio de distinções. A abordagem é essencialmente não-histórica, já que os glosadores estudam o Corpus Iuris Civilis  como um corpo de textos oficiais e não estavam interessados ​​nas anotações de mérito pessoal, sequer nas informações sobre os juristas, tornando possível dar a cada um deles lugar de destaque no  desenvolvimento histórico do direito romano.

Os mais iminentes glosadores foram Irnério (o fundador da escola), Búlgaro, Martinho, Jacobus e Arcúsio. Juntamente com as glosas criaram vários outros tipos de literatura jurídica a partir do Corpus Iuris Civilis.

O Método Escolástico, Aspectos Metodológicos e Fontes

Essencialmente, o método científico medieval é o método escolástico, ou dialética : lógica formal aplicada a um texto imperativo. Assim como os teólogos tiveram a Bíblia como seu texto principal , e os estudantes de Medicina tiveram Galeno, os juristas tiveram a Corpus Iuris de Justiniano. O objetivo era ser capaz de ler o texto como uma unidade lógica . No caso do Corpus Iuris isto consistia em encontrar uma maneira de harmonizar textos que continham opiniões opostas ou soluções contraditórias para os mesmos problemas legais.

Segundo LOPES (2002) a lógica formal do método escolástico foi em grande parte baseada em uma obra de Pietro Abelardo, Sic et non, escrita por volta de 1120. Este foi um livro importante e influente , no qual se aplicam os princípios da lógica formal previstos por Aristóteles aos textos dos cânones da Igreja . Ele justapõe textos contrastantes, aponta as diferenças de opinião e os trata de forma crítica , dialética, sem dar uma decisão final.

Sic et Non levanta uma série de dúvidas comuns : se o texto foi corrompido , se o autor cometeu um erro, se realmente compreendemos a mensagem. Agrupam-se os textos em função de similaridade (similia) ou contrariedade (contraria) e aplica-se razão lógica por analogia e contraria, com distinções que separam as diferenças entre grupos. O método escolástico pode ser aplicado a qualquer texto imperativo, seja no campo da teologia , medicina, filosofia ou de direito, e reinou absoluto durante a Idade Média , sem, no entanto , tornar-se extinto em idades posteriores. Na verdade, continua a ser uma parte importante do raciocínio jurídico atual.

Pós-glosadores e Comentadores

Durante os séculos XIV e XV houve a transição dos glosadores para os pós-glosadores, também chamados de comentadores por terem escrito longos comentários que fundiam as normas de Direito Canônico, Romano e local, fazendo surgir o que se denominou Direito Comum. A escola dos comentadores, os chamados Ultramontani, surgiu em  Orléans com Jacques de Revigny (1235-1296) e Pierre de Belleperche (1250-1308). Tratava-se de escola de ensino para os cléricos, sendo os professores eclesiásticos.

Nesta fase, o Direito passa a ser interpretado e adaptado para servir como fonte de referência, mas já não se aplica diretamente senão por filtros interpretativos inspirados na dialética escolástica de São Tomas de Aquino. O novo método consistia na discussão e no raciocínio lógico, fundamentada sobre as regras jurídicas romanas (consideradas como princípios não discutíveis), estabelecendo premissas e deduzindo inferências. A partir daí, objeções e argumentos  eram levantados.

Sob a ótica da Ciência do Direito, esse novo método era evidente. A influência sobre a jurisprudência e a Doutrina Consuetudinária foi relevante, especialmente na  Itália. O método foi adotado por várias universidades estabelecidas no antigo Império Germânico dos séculos XIV e XV, como Praga (1347), Viena (1365), Heidelberg (1386) e Colônia (1388).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com