TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Reprodutivos e Kant

Por:   •  12/6/2017  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Mirella Nunes Meira 
KANT x DIREITOS REPRODUTIVOS

Ao relacionar Kant e Direitos Reprodutivos, deve primeiramente se falar na concepção do autor de que somos todos seres racionais e autônomos, e, portanto, merecedores de respeito, portadores de dignidade, pela nossa condição de seres humanos.

Por sermos seres racionais nossas ações devem ser motivadas pelo dever, seguindo nossa razão, e não para satisfazer desejos ou inclinações advindas da natureza, ou de meios externos. Se a ação é válida em si mesma, e, portanto necessária, estaremos diante do imperativo categórico, ou seja, agindo sem referência ou dependência de qualquer outra coisa, somente ao dever, o que tem que ser feito.

Seguindo as ideias de Kant, o aborto com certeza seria ato reprovável, pois não considera o ser humano como merecedor de respeito e dignidade, intrínsecos a ele, fazendo dele um meio para se atingir um desejo externo, uma inclinação, evitar a dor de ter um filho indesejado, e age segundo a lei moral, a partir da pura razão pratica, na qual todo ser humano é um fim em si mesmo, não podendo dispor de outro ser humano porque este não é um objeto, tampouco sua prioridade.
Em radical oposição a concepção libertária, Kant acredita que não somos donos de nós mesmos, e nossas escolhas só serão livres quando agirmos de acordo com a lei moral, e assim, afastarmos nossos interesses pessoais, em prol da coletividade, dessa forma praticar o aborto é não pensar na coletividade.

De acordo com Kant, não importa o motivo de uma ação, não importa o resultado, o que sugere que mesmo o aborto em casos de estupro ou doenças graves, seria errado, pois não se estaria tratando a humanidade como fim em si mesmo, que independente da trágica maneira que a gravidez foi gerada, o dever de respeitar o ser humano que esta em formação deve ser feito, pois é a coisa certa a se fazer. Não devemos querer satisfazer nossos desejos, sejam eles, não ter um filho gerado a partir de um ato criminoso (estupro), isso seria agir conforme “motivos de inclinação” e não “motivos de dever”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com