TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Sindical Modelo Sindical Brasileiro

Por:   •  25/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

a. Tema da aula

Direito Coletivo do Trabalho: Instrumentos de Negociação Coletiva.  Poder Normativo da Justiça do Trabalho. Dissídio Coletivo. Sentença Normativa e Ação de Cumprimento.

b. Questão

Segundo a doutrina, a negociação coletiva é um dos mais importantes métodos de solução de conflitos existentes na sociedade contemporânea. Sem dúvida, é o mais destacado no tocante a conflitos trabalhistas de natureza coletiva.

O preclaro Desembargador Sergio Pinto Martins, em sua obra Direito do Trabalho, da Editora Atlas, apresenta a distinção entre negociação coletiva da convenção e do acordo coletivo. Conforme ensina o jurista, “a negociação coletiva é um procedimento que visa superar as divergências entre as partes. O resultado desse procedimento é a convenção ou o acordo coletivo. Caso a negociação coletiva resulte frustrada, não haverá produção de norma coletiva. Estes são os instrumentos. A negociação coletiva é obrigatória no sistema brasileiro. A convenção e o acordo coletivo são facultativos. Frustrada a negociação coletiva ou a arbitragem, é facultado às partes ajuizar o

dissídio coletivo (§2º do art. 114 da Lei Magna).”

É sabido que os “servidores” das empresas públicas e sociedades de economia mista, também denominados “empregados públicos”, foram, por força do art. 173, §1º, da CF/88, contemplados com o direito ao reconhecimento dos acordos coletivos. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho considera constitucional ou inconstitucional a negociação coletiva intentada entre sindicatos de servidores públicos celetistas e respectivos entes públicos empregadores? Existe alguma exceção? Fundamente suas respostas.

Resposta:

Tais tribunais consideram constitucional, no entanto com algumas ressalvas e exceções, como por exemplo para discussões de cláusulas sociais é permissível, no entanto, é vedado a negociação coletiva intentada para discussão de cláusulas econômicas.

A relação mantida entre sindicatos de servidores públicos celetistas e respectivos entes públicos empregadores, direta ou indiretamente vinculados, é permeada por conflitos advindos da dicotomia existente entre o trabalhador em face do empregador, qual seja detentor dos meios econômicos e de produção, na busca de melhores condições de vida e de meios para o exercício do próprio trabalho, reclamando soluções que os diminuam ou até mesmo neutralizem os conflitos existentes.

Manifestou-se o STF através da Sumula 679, in verbis:

A fixação de vencimentos dos servidores públicos não pode ser objeto de convenção coletiva. (DJ, 24.09.03).

O teor da referida Súmula está em consonância com a teoria que nega a possibilidade de negociação coletiva no setor público, tendo em vista os óbices constitucionais decorrentes das disposições dos artigos 37 e incisos, art. 39 § 3º, ambos da Constituição Federal.

Contudo, destaca-se, que mesmo diante da limitação constitucional e do entendimento adotado pelo STF, isso não significa que a negociação coletiva no setor público não possa vir a ser implementada, com as devidas limitações em face do sistema adotado pelo legislador constituinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com