TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito civil 1

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

DIREITO 2º SEMESTRE MATUTINO

DIREITO CIVIL I

ATPS (10/11/2014)

Rondonópolis-MT, Novembro de 2014.

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

DIREITO 2º SEMESTRE MATUTINO

        

ALUNA:                          

Danila Rosa (8073844669)  

DISCIPLINA:                          

Direito Civil I  

ORIENTADOR:

Prof. José Antônio de Melo

Faculdade Anhanguera Educacional

TURMA:

2º Semestre “A”

1. Introdução:

Esta Atividade Prática Supervisionada de Direito Civil I representa a exposição do conhecimento e a compreensão que a aluna absorveu através das aulas e dos estudos com objetivo de especificar o conteúdo aprendido que possui o teor das aulas temas de direitos da personalidade e fatos jurídicos.

Etapa 3

AULA TEMA: DIREITOS DA PERSONALIDADE

"Relatório dos documentários”

  1. Ilha das Flores

Curta metragem do cineasta Jorge Furtado, apresentado pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Retrata a realidade de um lugar chamado Ilha das Flores.

Ainda no século XXI, podemos observar diante da realidade que a desigualdade do mundo atinge inúmeras famílias, ou seja, os seres humanos como um todo. Por qual razão, afinal, existe um mundo tão desigual?

Será que Deus se esqueceu mesmo dessas pessoas que apareceram no documentário “Ilha das Flores”? Será que eles é que não se lembraram do Pai que tem?

Pois Deus criou o homem para ser perfeita sendo a imagem e a semelhança de Deus. Mas o homem devido à sua ganância, por bens terrestres, que acabou se esquecendo da fonte que jorra leite e mel para aqueles que o obedecem?

O mundo, deste século, está cada vez mais olhando para o seu egoísmo, e se esquecendo dos pobres. A maior pobreza seja qual for de alimento, de local para moradia, mas principalmente a pobreza espiritual!

O homem em si esquece-se do seu valor como pessoa e visa de acordo com a visão mundana do ser humano, valorizar as coisas materiais. Não há um só ser nesse mundo que ame o seu próximo verdadeiramente.

Este documentário “Ilha das Flores” retratou a pura realidade do atual século XXI, apesar de ter sido criado na década de 80, eis que surge a dúvida: será que mudou alguma coisa?

O ser humano não prevê o que acontecerá no futuro para as próximas gerações, onde hoje uns se vangloriam de ter e outros são esquecidos, por não ser e por não ter.

Mas chegará o tempo em que todos, sejam eles ricos ou pobres, terão o seu fim.

Devido à água, chuva, comida ficar completamente na escassez, pois o planeta Terra está se “cansando” de produzir os alimentos para o homem e o mesmo não saber usufruir da riqueza de toda natureza que é oriunda da benção de Deus.

É como diz na frase de autor desconhecido: “Se Deus não existe, o homem corrupto também não!”, ou seja, por conta da má gestão de um governo a miséria está vinculada ao sistema socioeconômico vigente.

Pois eles aproveitam da terra para fazer mordomia para o egoísmo e sendo assim, desfavorecendo a classe super baixa que habita essa terra.

Neste documentário existe um questionamento ao modelo de mercado capitalista. Dentro do contexto jurídico, posso afirmar que é para isso que existe todo um ordenamento jurídico, o poder Legislativo, Executivo e Judiciário, para supostamente garantir estes direitos fundamentais e direitos da personalidade.

  1. Garapa

A meu ver o documentário dirigido por José Padilha, visa nos mostrar com o tema, a fome no mundo, durante algumas semanas o documentarista acompanhou a vida cotidiana de três famílias no estado do Ceara.

Mostrando a pobre vida e miserável dessas famílias. Famílias nas quais vivem hoje na dependência de uma fome zero, bolsa família, bolsa escola, bolsa prostituta, bolsa para presidiário, só faltou ter bolsa religião.

O que vi foi famílias acomodadas esperando cair do céu o seu mantimento. Pois já presenciei algumas cenas onde as famílias ficam na beira de estradas, tapando buracos para simplesmente juntar dinheiro.

No filme me preocupei apenas com aquelas crianças, que futuro está reservado para elas? Seguir o mesmo exemplo do pai preguiçoso, vagabundo? Onde a mulher tem que se desdobrar para que o marido busque água para ela cuidar daquelas crianças?

Qual é o exemplo de vida que este pai mostra para os seus filhos? Não seria melhor ele buscar algo de melhor para a vida da família deles? Talvez mudar para outro estado ou procurar um emprego, buscar oportunidades, até mesmo ser um gari em sua cidade, ou para ele aquela vida está ótima? Pois um homem novo sem nenhuma deficiência física ou mental tem a obrigação de optar se ele quer ter uma vida saudável para ele sua família, que sendo esta terá de procurar trabalho ao invés de ficar sentado no chão e vendo teus filhos tomando água doce.

Somos nós que optamos e fazemos as escolhas certas ou equivocadas em nossa vida.

Quer sobreviver, crescer, ser uma pessoa bem vista então se desdobre e vá à luta.  Ou quer ficar como um coitadinho a vida inteira, passando fome e ainda por cima obrigando os filhos a passar por todas aquelas dificuldades miseráveis, até que um dia uma criança daquela cresça e opte por um futuro não fracassado, como era a do pai deles.

Lamentavelmente, esse foi o meu depoimento, minha compreensão e principalmente crítica sobre o documentário em que eu assisti exatamente às 22h00min da noite na quarta-feira (05 de novembro de 2014).

Concluindo que o ser humano tem livre arbítrio para fazer as suas escolhas, sendo estes não poderá colocara culpa de todos os seus problemas e falta de coragem para encarar a vida, em Deus. Pois Deus nos proporcionou tudo de bom e do melhor, mas o homem não sabe infelizmente usufruir da maneira adequada e nem tirar o proveito para beneficiar a sua própria vida.

  1. Direitos da Personalidade

São os direitos da personalidade, cuja existência tem sido proclamada pelo direito natural, destacando-se, dentre outros, o direito à vida, à liberdade, ao nome, ao próprio corpo, à imagem e à honra.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (317.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com