TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito como norma social

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.944 Palavras (16 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

Curso de Direito

DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL

Maceió - Al

2016.1

 

DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL

Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de introdução ao estudo do direito, ministrada pelo Prof. Esp. Marcelo Sampaio, no Curso de Direito, no Centro Universitário Cesmac.

                                                                  Maceió – Al

2016.1

SÚMARIO

 INTRODUÇÃO.......................................................................................4

ADAPTAÇÃO INTERNA E EXTERNA ................................................5

 A INTERAÇÃO E AÇÃO SOCIAL.........................................................6

DIREITO E ADAPTAÇÃO ......................................................................7                                                                                 O DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL..............................................8

A ADAPTAÇÃO DAS AÇÕES HUMANAS AO DIREITO....................9

CONCLUSÃO...........................................................................................10

REFERENCIAS ........................................................................................11

         


                              INTRODUÇÃO

        Para chegar onde tanto se almeja em determinados grupos sociais o ser humano necessita passar por certas mudanças em seu comportamento social, e em alguns desses seguimentos já existem “padrões’’ de conduta a serem seguidos. O meio de adaptação do homem na sociedade mais comum vista é a fala , a mesma linguagem falada , geralmente as tradições e as crenças passadas pela mesma são meios de provas que ali , naquela região/grupo social já  houve uma adaptação social no meio comum dessas pessoas e assim conseguirem se relacionar de forma não conflitosa .

        O homem como um ser capaz de adaptação se torna um ser facilmente notável as suas mudanças para se introduzir em vários tipos de ambientes e condições ambientes , nós somos o único ser racional capaz de mudar nosso corpo e nossos costumes para viver em harmonia em outro local , nada nos impossibilitando de ser compatível aos demais seres da mesma raça , diferentemente dos animais , que não conseguem ter adaptações físicas, ambientais para mudar com tanta rapidez e facilidade que nós seres humanos temos , esse processo de adaptação pode ser interno e externo ao mesmo tempo sem nada prejudicar o mesmo .

                                          ADAPTAÇÃO INTERNA E EXTERNA

        O ser humano ( homem)  precisa de uma adaptação interna , também conhecida como orgânica , por se referir principalmente as partes do corpo como por exemplo seus órgãos , sem que haja um sofrimento do corpo é algo completamente involuntário , sem sofrimento é algo natural , sem nenhuma necessidade da dor física para essa adaptação acontecer. Podemos mencionar um exemplo de uma pessoa quando começa a morar em lugares com a altitude diferente da sua antiga , seu corpo adapta os pulmões para melhor respirar e funcionar com harmonia naquela área .

         Este mesmo processo é privilegio de todos os seres vivos da escala animal e vegetal, seus órgãos começam a se desenvolver em função de gerar vida , superando situações contrarias a anterior, e outras conseguem permanecer mediante a adaptações , em pouco tempo seus corpo já começa a funcionar de forma normal , sem nenhum prejuízo para o ser , e nem para si . segundo Alexis Carrel :’’A adaptação é essencialmente teleológica. É graças a ela que o meio interno se mantém constante , que o corpo conserva a sua unidade, que se cura das doenças . É graças a ela que duramos , apesar da fragilidade e do caráter transitório dos nossos tecidos’’.

         Já no âmbito da adaptação externa o homem precisa de esforços e da inteligência , para complementar as obras da natureza . tornando assim entendível que o que a natureza não consegue suprir o homem faz uso das suas forças para conseguir o que se almeja , funções que o corpo não consegue desenvolver por si só como na adaptação interna , com o uso da força bruta ou racional é também adquirida para melhor acomodação do ser , já este privilegio da racionalidade podemos notar apenas nos seres humanos .

         Podemos notar um exemplo da adaptação externa o meio de locomoção , o ser humano com sua necessidade de se mover com mais rapidez e facilidade é capaz de criar objetos no qual consegue usufruir e aprimorar conforme sua necessidade vá mudando , também vemos nesse meio externo um grande processo evolutivo da raça .

        A própria sociedade já construiu um processo de adaptação humana. Para atingir a plenitude do seu ser , o homem precisa não só da convivência , mas da participação na sociedade . Do trabalho que esta produz , o homem extrai proveitos e se realiza não apenas quando aufere os benefícios que a coletividade gera , mas principalmente quando se faz presente no processo criativo .

        Tomando em vista esses dois sentidos de interno e externo podemos notar que as mudanças nos seres podem ser notórias a olho nu ou não , podemos fazer voluntariamente ou não , quando não possuímos aquilo por natureza nosso instinto tenta formular soluções para que o ambiente se torne propicio ou apto de se conviver bem . Notamos também que o animais também por meio da sua natureza são aptos a mudar seus órgãos para melhor se sobre sair em determinadas situações , o instinto de vida é forte e relevante em qualquer que seja a espécie .

                                         A INTERAÇÃO E AÇÃO SOCIAL

           Primeiramente sobre o caso podemos falar que os processos sociais são todas ou quaisquer formas que participem dois ou mais indivíduos .  Os processos ainda podem sub dividi-se em Coesivos ou positivos e Disjuntivo ou negativo, neste caso a diferença está quando a aproximação no caso do primeiro e o distanciamento no caso do segundo de agentes sociais.

         Interação e Ação Social: A interação é notada como o mais importante processo social, todos os processos sociais na verdade são alguma forma de interação, dessa forma a interação aparece como processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com