TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito e legislação

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

Julia Fernanda da Silva Gonzaga

RA

8068830503

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

O princípio da capacidade contributiva encontra se no Art. 145, § 1° da Constituição Federal. Nada mais é do que a capacidade econômica de um cidadão.

Os impostos sempre serão calculados conforme a renda de cada contribuinte, sendo quem tem um rendimento mais alto terá conseqüentemente impostos mais altos e quem rendimentos menores o valor dos impostos será menor. Por esse motivo que o princípio da capacidade contributiva classifica como imposto pessoal é um conceito econômico e de justiça social. Porem os impostos que incidem sobre as coisas será cobrado o mesmo valor para aquele que tem rendimentos maiores quanto ao que tem rendimentos menores exemplo disso é o ICMS, quando compramos bens como carro, televisão entre outros.

Podemos observar um exemplo de imposto pessoal é Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que é calculado em cima do rendimento da pessoa, que serão levadas em consideração a quantidade de dependentes, gastos com saúde, educação entre outros. Por exemplo: Dois contribuintes que tiver o mesmo rendimento porem um é casado e o outro não, entende-se que o contribuinte que possui família a sustentar pagara menos pelo o imposto de renda.

Na tabela proposta na atividade temos a aplicação da lei acima citada, onde tivemos 0% (zero por cento) de aumento gradativamente da aplicação tributaria até chegar 27% (vinte e sete por cento) pois varia de acordo com a remuneração de cada contribuinte, quanto maior renda mais elevado será o imposto.

        

Referências bibliográficas

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-princ%C3%ADpio-da-capacidade-contibutiva-e-sua-rela%C3%A7%C3%A3o-com-os-princ%C3%ADpios-que-implementam-justi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (461.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com