TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos em cheque: A crise no Brasil e o seu impacto no direito das mulheres

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1][pic 2]

                                                                                                     

          Universidade Federal do Rio de Janeiro

                         Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

                    Curso de Gestão Pública Para o Desenvolvimento Econômico e Social

                                                SÂMELA OLIVEIRA DONZA

Direitos humanos em cheque: Uma análise sobre como a crise no Brasil a partir de 2016 paralisou os direitos das mulheres.

     Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina “Direitos Humanos para a Gestão Pública” do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social.

                                                              Rio de Janeiro

                                                                    2017

Direitos humanos em cheque: Uma análise sobre como a crise no Brasil a partir de 2016 paralisou os direitos das mulheres

Samela Oliveira Donza

Professora Taylisi Leite

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Bacharelado em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES 2016.2) – Direitos Humanos

 Data de Entrega: 22/11/2017

RESUMO

Através de muita luta e resistência das mulheres é que se tiveram o reconhecimento como pessoa humana e como possuidora de direitos humanos básicos; mas ainda não terminou. Inseridas dentro de um modelo neoliberal do sistema capitalista, que vive e depende de crises para se manter, e que durante essas crises se ascendem ideias conservadoras e fascistas, o que se reflete na perda de direitos da classe trabalhadora e retrocessos das mulheres. Por isso, torna-se necessário discutir maneiras de se efetivar não a emancipação política, que é limitada e parcial, mas sim a emancipação humana, que é a liberdade real e plena.

PALAVRAS CHAVES

Direitos humanos; Mulheres; Emancipação humana.

1. INTRODUÇÃO

É notável que a luta por direitos das mulheres tenha avançado, e isso tudo se deu por reinvindicações de diversas gerações. Encarar toda a pauta das mulheres de forma desvinculada de um sistema opressor é sem dúvidas não fazer uma análise mais crítica sobre o assunto, pois diversos fatores sociais impedem a total implementação dos direitos humanos para todas as mulheres do mundo todo.

Eleanor Roosevelt, grande defensora dos direitos humanos, diplomata e embaixadora dos Estados Unidos pela ONU, persistiu que em 1948, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) estava sendo redigida, estivesse escrito em seu artigo 1º que “Todos os seres humanos são iguais” e não “Todos os homens são irmãos”.  Esta mudança se torna bem claro que os direitos humanos pertencem a todos os seres humanos, homem e mulher. Além disso, introduziu como um dos princípios fundamentais na Declaração dos Direitos Humanos a igualdade. Assim, todos são iguais.

 Em contrapartida, dizer que somos iguais, homens e mulheres, acaba ocultando as diferentes posições e papéis que foram construídos socialmente para ambos, e principalmente não cooperam quem está em desvantagem: As mulheres. Portanto, para entender a sociedade, é fundamental compreender como os seres humanos assumem posições diferentes através de uma perspectiva de gênero. Nesse sentido, se criou uma diferenciação entre igualdade formal e igualdade substantiva.  Em que a primeira é uma igualdade apenas positivada e a segunda é uma igualdade plena e efetiva. Assim, Shanthi Dairiam afirma em “Igualdade e as Estruturas da Discriminação” que:

“A neutralidade não permite a sensibilidade a desvantagens que possam impedir que algumas pessoas beneficiem de um tratamento igual. Assim, o enfoque deve mover-se para uma ênfase em ‘resultados iguais’ ou ‘benefícios iguais’.”

Em 1946, foi criada a Comissão para o Estatuto da mulher (CEM), que é uma instância da ONU e tem como objetivo promover os direitos das mulheres em todo o mundo. Apesar da contribuição das mulheres nesse processo, a atenção dada para os problemas era quase nula e foi apenas nos anos 70- de 1976 até 1979- que as Nações Unidas decidiram iniciar a Década para as Mulheres das Nações Unidas: Igualdade, Desenvolvimento e Paz. Em 1979, a Década atingiu o seu ponto mais alto e se criou a CEDM (Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres, e foi o primeiro documento a reconhecer definitivamente as mulheres como seres humanos plenos. Por isso, o reconhecimento dos direitos das mulheres foi levado a nível mundial. Nesse modo, é definida a discriminação contra as mulheres no artigo 1º da Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Opressão (CEDM), como:

“Qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo que tenha como efeito ou como objetivo comprometer ou destruir o reconhecimento, o gozo ou o exercício pelas mulheres, seja qual for o seu estado civil, com base na igualdade dos homens e das mulheres, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais nos domínios, político, económico, social, cultural e civil ou em qualquer outro domínio.”

Assim, a Convenção obrigada a todos os países que estão subjugados a tomar algumas medidas a fim de que se assegure a realização prática do princípio da igualdade, tornando possível que mulheres e homens sejam iguais, aplicando medidas justas, de acordo com as suas necessidades. Como diz Aristóteles: "A verdadeira igualdade consiste em tratar-se igualmente os iguais e desigualmente os desiguais a medida em que se desigualem."

 Nesse sentindo, algumas das obrigações dos Estados Partes são: Adotar medidas legislativas apropriadas ou outras, incluindo sanções se oportunas, proibindo toda a discriminação contra as mulheres; Estabelecer a proteção legal dos direitos das mulheres numa base de igualdade com os homens; Abster-se do envolvimento em qualquer ato ou prática de discriminação contra as mulheres e assegurar que as autoridades e as instituições públicas atuarão em conformidade com esta obrigação; Tomar todas as medidas adequadas para eliminar a discriminação contra as mulheres por qualquer pessoa, organização ou empresa; Revogar todas as disposições penais nacionais que constituam discriminação contra as mulheres; Assegurar o total desenvolvimento e o progresso das mulheres tendo em vista garantir-lhes o exercício e a satisfação dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com