TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos da Mulher

Por:   •  9/3/2018  •  Artigo  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Direitos da Mulher

Na palestra foi abordado um breve resumo sobre a trajetória da mulher na sociedade. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que dia 8 de março passaria ser o “O dia internacional da mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857, onde 129 mulheres morreram carbonizadas dentro da fábrica que trabalhavam. Onde as mesmas fizeram um protesto para reivindicar seus direitos. Com o passar dos anos a mulher vem conquistando seu espaço na sociedade, mas infelizmente ainda temos visto muito exploração no trabalho, exploração sexual, violência, desrespeito, morte e etc.

O termo direito da mulher refere se à liberdade inerente e reclamada pelas mulheres de todas as idades.

• Direito a vida

• Direito a liberdade

• Direito a igualdade

• Direito a liberdade de pensamento

• Direito a educação e a formação

• Direito a segurança pessoal

Violência, Abuso Sexual e Pedofilia

O abuso sexual e a pedofilia de crianças corresponde a qualquer ato sexual ou pornográficos praticados por pedófilos ou abusadores não pedófilos com crianças ou adolescentes, em geral menores de 14 anos de idade. O abusador procura a sua satisfação pessoal, e não importa com as consequências de seus atos para as vítimas, podendo envolver carícias, manipulações, exibicionismo e mesmo penetração. Devido ao grande desenvolvimento da Internet e o fácil acesso a ela, tem representado uma grande ameaça para as crianças e adolescentes. Podendo acontecer assédios à distância como de aliciamento para práticas físicas. Ainda se confundem pedofilia-doença com o abuso sexual (tipificado como crime) embora sejam coisas diferentes e nem todo abusador sexual seja, estritamente falando, um pedófilo (doente).

Existem pistas que indicam quando o abuso sexual está ocorrendo, podendo ser físicas, comportamentais ou psíquicas. Fisicamente, ocorre o rompimento do hímen, sangramentos, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, infecções e dores na região genital e abdominal. Já nos comportamentais pode ocorrer masturbação excessiva, conhecimento sexual que não condiz com a fase de desenvolvimento em que a criança/adolescente se encontra, comportamento sexualmente explícito. Psiquicamente, surge isolamento, depressão, pensamentos e tendências suicidas, queda no rendimento escolar, fuga de casa, agressividade, tristeza, medo, choro constante sem causa aparente, distúrbios do sono, distúrbios da alimentação, autoagressão, preocupação exagerada com a limpeza corporal, aparência desleixada, entre outros. É importante estarmos muito atento às mudanças de humor das crianças/adolescentes.

A situação é mais delicada e duradoura é principalmente nos casos em que o abusador é uma pessoa próxima da criança. Muitas vezes, o trauma psicológico da criança só acontece a posteriormente, porque na época dos fatos ela ainda muito pequena que não tem condições de entender o que está se passando. Quando é uma criança maior, ela sofre chantagens, ameaças ou coações de diversas naturezas, o que constitui para ela um problema a mais. Geralmente as crianças abusadas são impedidas e ameaçadas de contar o que está se passando, tendo que sofrer os maus-tratos e a violência sem poder desabafar ou sem ter em quem confiar. Muitas crianças e adolescentes que são abusado chegam a adoecer por conta dos abusos.

Quanto mais próximo o vínculo emocional entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com