TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertar sobre processo penal, impunidade no barsil e o caso mensalão

Artigo: Dissertar sobre processo penal, impunidade no barsil e o caso mensalão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Artigo  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

DISSERTAR SOBRE PROCESSO PENAL, IMPUNIDADE NO BARSIL E O CASO MENSALÃO

Os temas em questão estão de certa forma sempre interligados por serem questões do cotidiano e que podemos questionar todos os dias no que se trata de Brasil. Está cada vez mais frequente a discussão sobre corrupção no país, seja através da mídia, seja pelas publicações dos diários oficiais, etc. o que de fato não ocorria com a mesma frequência há tempos atrás.

Em se tratando de Processo Penal podemos dizer que consiste em 4(quatro) etapas essenciais, sendo elas: Aquisição da noticia crime, onde o Ministério Público obtém as notícias do crime por três formas: conhecimento próprio, denúncia feita aos órgãos de polícia e posteriormente transferidas ao MP e denúncia feita verbalmente ou escrita ao MP por comum. O Inquérito, que se destina a averiguar a existência de um crime, determinar os seus agentes e responsabilidades dos mesmos assim como descobrir e recolher as provas para se chegar à decisão sobre uma eventual acusação pelo Ministério Público. A instrução é uma fase facultativa num processo penal, pois só existe se for requerida pelos interessados. A Instrução a fase que é facultativa num processo penal, pois só existe se for requerida pelos interessados. E por fim o Julgamento que geralmente é composto pela seguinte ordem de fatores – inquérito policial, casos de crimes e tribunal do júri.

Ao contrário do entendimento do Direito Processual Civil, no Penal não há a figura da lide, posto a expectativa da punição ao praticante de conduta típica, antijurídica e culpável é pré-determinada em relação ao fato. O Direito Processual Penal é um ramo jurídico autônomo, subdivisão do Direito Processual e se encaixa no grande ramo do Direito Público.

No que tange a Impunidade no Brasil pode-se perceber com mais frequência a percepção de população, mídia, e demais afim de desmascarar os governantes que a cada dia nos tiram a dignidade, que está inclusive expressa em lei e que não é respeitada. Por que se cobrar tanto dos governantes a questão de impunidade? Porque é deles, ou deveria ser a responsabilidade de fazer valer as atribuições as quais lhes são conferidas. Dar ao povo segurança, saúde, educação, infraestrutura, condições de vida digna, o que cada dia se vem tendo menos e quantos e quantos escândalos são vistos praticados por eles.

A impunidade no Brasil chega a ser um “órgão” de defesa para que haja mais casos todos os dias e o pior é que faz com que pareça uma coisa normal, que na verdade não o é. Como diz Floriano Pesaro no seu site (http://www.florianopesaro.com.br/orgulhodeserpolitico/por-que-a-impunidade-e-tao-frequente-no-brasil/) “O remédio utilizado para combater a corrupção foi a democracia e a liberdade”. Porém, não é isto que vemos acontecer em tempos atuais, a liberdade “de expressão”, por exemplo, teve que ser gritada nas ruas através dos manifestos que por sinal muito pouco resultado se ver ou quase nenhum por melhor dizer.

E ainda o que percebemos quanto à impunidade, que ao pé da letra, é a nossa vida sendo fragilizada por malfeitores travestidos de menores, onde a punição para eles é zero. E assim a polícia nada ou quase nada pode fazer com esses meliantes tendo em vista que as nossas leis cheias de falhas permitam proteção aos tais.

Impunidade!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com