TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Etnico - Cultural

Por:   •  11/4/2016  •  Dissertação  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia cultural foi a ciência responsável pelo desenvolvimento de todo o conhecimento em volta dos fenômenos culturais. Desde algum tempo vem se desenvolvendo varias teorias para se estudar as antigas sociedades entre elas estão: o evolucionismo cultural, o difusionismo, o funcionalismo e o estruturalismo.

A teoria evolucionista é um método ineficaz, uma vez que este é etnocêntrico, por usar a cultura europeia como base para suas comparações. Essa teoria defendia a existência de três estágios da evolução, selvageria, barbárie e civilização. Fala sobre degeneração das espécies no caso de um cruzamento inter-racial.

A tese do difusionismo foi a tese desenvolvida por Franz Boaz, em especial, para elaborar taxiologias para os museus americanos. Trata-se de relacionar as culturas ao invés de escalona-las. Essa tese propõe induzir as relações que possibilitam comparar diferentes culturas e assim estabelecer conexões históricas nas sociedades antigas.

O funcionalismo foi desenvolvido por Malinowski. Esse método visava estudar a cultura do “homem primitivo” a partir do próprio “olhar primitivo” sem atribuir a este valores de culturas externas. Funciona a partir de um isolamento das varias partes da cultura para posteriormente se entender as diversas partes e só depois se articularia essas partes para compor a estrutura complexa.

O método estruturalista visa, basicamente, compreender que as sociedades antigas tinham sim uma organização sofisticada organização essa que talvez possa ser tão organizada quanto as sociedades contemporâneas. Diferiu dos demais métodos pelo fato de buscar não valorar as culturas e sim encontrar as estruturas universais.

Diante do tema aqui abordado é possível concluir que para a evolução dos métodos de pesquisa antropológica o maior problema sempre foi a atribuição de valores externos às sociedades estudadas naquele contexto. Sobre a evolução das técnicas pode-se dizer que foi de extrema importância para o desenvolvimento dos estudos antropológicos em todo o mundo.

BIBLIOGRAFIA

https://www.youtube.com/watch?v=ub6egWToVsU

https://www.youtube.com/watch?v=SQFvRd8OZzg

https://www.youtube.com/watch?v=peDmuJtDjng

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com