TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão política de roma

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO

DISCIPLINA: DIREITO ROMANO

PROFESSOR: FRANCISCO CÉSAR

HYRLA RODRIGUES BORGES

DIVISÃO POLÍTICA DE ROMA

SOUSA – 2016

  1. Divisão política de Roma

     A história política de Roma divide-se em três períodos:

  • Monarquia (753-509 a.C.);
  • República (509-27 a.C.);
  • Império (27 a.C.-476 d.C.);

  1.  MONARQUIA

     É um período que se caracteriza pelas lendas, porém há provas sólidas da existência de uma antiga monarquia, crescimento e das lutas de Roma contra os povos vizinhos.

     A economia nesse período era baseada na agricultura e no pastoreio. A estrutura social era formada pelos patrícios, que eram os grandes proprietários; os clientes, que recebiam amparo e proteção dos patrícios e os plebeus, que ocupavam a base da sociedade: artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.

     Segundo a tradição, houve em Roma sete reis, sendo que o último - Tarqüínio, o Soberbo foi expulso do poder em virtude de seu despotismo. Com sua expulsão, inicia-se o período republicano em Roma.

  1.  REPÚBLICA

     Nessa fase da história política romana, não mais o rei detinha o poder, em seu lugar, os cidadãos elegiam dois cônsules, onde somente os patrícios poderiam ocupar as magistraturas. Diante disso, os plebeus que possuíam grande descontentamento, iniciaram uma luta violenta, que como consequência, desencadeou uma vasta discriminação social e política.

     A principal instituição de República romana era o Senado, responsável pela direção de toda política. Os magistrados patrícios compunham o Senado, que era o responsável pela condução da política interna e da política externa.

     É de grande destaque também, a evolução militar romana, que foi excepcional. Ao longo da Monarquia e início da República, os romanos já haviam conquistado toda a península Itálica. Com estas conquistas, Roma passa a exercer uma política imperialista (de caráter expansionista) e atraída pelas riquezas do oriente, Roma conquista a Macedônia, a Grécia, o Egito e o Oriente Médio. A parte ocidental da Europa, a Gália e a península Ibérica também foram conquistadas.

     Como consequência dessa enorme expansão romana, sua estrutura social, política, econômica e cultural fora modificada. A escravidão aumentou devido o uso de prisioneiros de guerra para essa função; o patriciado apossou-se de         terras pertencentes aos plebeus; com o empobrecimento, uma parte da plebe se marginalizou; entre outros problemas que cominaram na queda desse regime.

  1.  IMPÉRIO

     A principal característica do Império Romano é a centralização do poder nas mãos de um só governante. Esse período é dividido em dois momentos: o Alto Império, marcado pelo apogeu de Roma; e pelo Baixo Império, que representa a decadência e queda de Roma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com