TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Delitos e das Penas

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

ED TDES 1 Revisão para  VA I  - 2º semestre 2018 (Matutino e Noturno) Individual Valor 5 pontos

Psicologia Aplicada ao Direito. Prof Rosimeire

 1 - Atribua significados quanto a importância do psicólogo no sistema judicial.

2- Elabore um paralelo entre as funções do psicólogo perito judiciário e do assistente técnico.

3- Quando e com qual objetivo se deu a aproximação da psicologia com o Direito

4- Nas afirmativas abaixo colocar (V) Verdadeiro ou  (F ) Falso:  

 

(  ) As atuações dos profissionais do  Direito e da Psicologia nas Varas de Família e Varas da Infância e Juventude e Sistemas Prisionais são realizadas  de forma dependentes aliando o subjetivo da Psicologia e o objetivo do Direito.

(   ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) promoveu mudanças na prática profissional do psicólogo no âmbito da Justiça na Vara da Infância e Juventude, na Vara de Família e Vara Criminal  possibilitando que a ampliação  da atuação do psicólogo que   passou a ser, também, de informar, apoiar, acompanhar e orientar.  

(    )A história nos mostra que ocorreu no final do século XIX e fez surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”. Esta tinha como objetivo verificar, através do estudo experimental dos processos psicológicos, a fidedignidade do relato do sujeito envolvido em um processo jurídico.

5- Psicologia é uma_______________________________ que procura ___________________________________o Homem, seu ____________________________________, para facilitar a  _________________________consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as _________________________________da vida.

  1. ciência, compreender, comportamento, convivência, experiências.
  2. convivência, ciência, compreender, comportamento, experiências.
  3. ciência, comportamento, convivência, compreender, experiências.
  4. convivência, comportamento ,ciência, compreender, experiências.
  5. ciência, convivência, compreender, comportamento, experiências.

6- Com relação às atividades realizadas pelo Psicólogo Jurídico são proposições verdadeiras.

  1. Colabora no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção de violência, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação de leis.
  2. Avalia condições intelectuais  e emocionais das crianças, adolescentes e adultos para atestar deficiência mental e/ou  insanidade em processos judiciais que envolvam testamentos contestados, adoção, guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou psicometria.
  3. Atua como perito judicial nas varas cíveis; criminais; de família; da criança e do adolescente e Justiça do Trabalho elaborando laudos, pareceres para serem anexadas aos processos a fim de realizar atendimentos e orientações à crianças, adolescentes, detentos e seus familiares.
  4. Participa de audiências prestando informações obtidas em sigilo, para esclarecer aspectos técnicos em psicologia a leigos e/ou  leitores do trabalho pericial psicológico.
  5. Realiza pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito.

        

É correto apenas o que se afirma em

  1.  I e IV, apenas.
  2. I,II, III e V, apenas.
  3. III, IV e V, apenas.
  4. I e II, apenas.
  5. III e IV, apenas.

7-  A perícia psicológica é um exame de situações ou fatos realizada por um especialista entendida da matéria denominado perito. A perícia psicológica no sistema judicial caracteriza-se por:

  1. Ser realizada por um profissional psicólogo perito nomeado pelo juiz e de exclusiva confiança deste.
  2. Na perícia psicológica as partes podem indicar um profissional psicólogo igualmente habilitado para exercer funções idênticas às do Perito, para auxiliar no esclarecimento e defesa de seus interesses.  
  3. Ao realizar a perícia o perito judiciário agirá com isenção, limitando-se a exposição de conhecimentos adquiridos através de seu trabalho, sem exceder o limite de informações necessárias solicitadas pelo juiz.
  4. O perito elabora e apresenta o laudo, no prazo fixado pelo juiz, e os assistentes técnicos não podem apresentam seus pareceres críticos, concordando ou discordando deste laudo depois de apresentados ao juiz.
  5. As partes, através de seus advogados, podem se manifestar sobre o laudo e pareceres questionarem seus métodos e diligências, impugnar total ou parcialmente as conclusões e/ou requerer nova perícia.

É correto apenas o que se afirma em

A)  I e IV, apenas.

B) I,II, III e IV e V

C) III, IV e V, apenas.

D) I e II, apenas.

E) III e IV, apenas.

8- Leia as assertivas abaixo sobre subjetividade  e marque V(verdadeiro) e F(Falso)

(  ) A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.

(  ) A subjetividade é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.

(   ) Ter e manter uma condição saudável do psiquismo é conseguir pensar-se como um indivíduo inserido numa sociedade, numa teia de relações, que é o espaço onde ele torna-se homem.

(  ) A ‘matéria-prima’ da Psicologia é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (o homem é o que é) e as genéricas(todos são assim) — é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com