TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Delitos e das Penas

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO............................................................................2

2 – DESENVOLVIMENTO.................................................................2

2.1 – O Conceito de Lei e seus fundamentos para Beccario e atual...................2

                2.1.1 Qual o fundamento do direito de punir?...............................,3

2.2 - Quais serão as punições aplicáveis aos diferentes crimes?.......................3

2.3 - Será a pena de morte realmente útil?.........................................................5

2.4 - Serão justos os tormentos e as torturas?...................................................5

2.5 - Conduzirão ao fim que as leis se propõem?...............................................6

2.6 - Quais os melhores meios de prevenir os delitos?.......................................7

3 – CONCLUSÃO..............................................................................7

4 – REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA................................................8

1 - INTRODUÇÃO

        O autor iluminista Cesare Beccaria, em seu livro Dos Delitos e Das Penas, critica a desigualdade de justiça entre as classes sociais além da forma de justiça herdada da Idade Média, os seus métodos de julgamento e, principalmente, a imposição de penas cruéis aos criminosos. E ainda, como todo iluminista, censura o poder absoluto dos reis e o egoísmo do homem perante a sociedade.

        Contudo, é necessário para o entendimento do livro de Beccaria descrever o seu contexto, pois a doutrina iluminista teve um importante papel na formação dos Estados Nacionais e a consequente criação da democracia de direito, por fazer critica a mentalidade dogmática da Igreja Católica e com o uso da razão e da lógica, além dos métodos empíricos de pesquisa, que mudaram a visão do mundo tanto na área das ciências exatas como das humanas – nosso foco aqui. Ainda, é notável na obra de Cesare a influência de autores como Jean-Jacques Rousseau e a sua idéia de Contrato Social.

        Em vista disso, Beccario expõem alguns problemas e suas soluções em questões básicas que ajudaram a construir a atual legislação e até mesmo os Direitos Humanos, como, por exemplo: Qual o fundamento do direito de punir? Quais serão as punições aplicáveis aos diferentes crimes? Será a pena de morte realmente útil? Serão justos os tormentos e as torturas? Conduzirão ao fim que as leis se propõem? Quais os melhores meios de prevenir os delitos?

        Segundo isso, esse trabalho acadêmico pretendo comentar algumas idéias básicas do trabalho de Cesare e interligar com legislação em vigor e seus princípios.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – O Conceito de Lei e seus fundamentos para Beccario e atual:

        Segundo Beccario, a Lei serviria em benefício de uma minoria da população, que em razão disso consegue acumular renda e privilégios, ao passo que a maioria da sociedade enfrenta uma situação de miséria, sofrendo com o descaso das autoridades. Diante disso, aponta como solução o uso de boas leis para obstar os abusos das minorias e, por conseguinte, promover o bem-estar às massas por meio de uma política de distribuição equânime assegurada pelas vias legais. Além de remediar os males que atingem os homens.

Atualmente, o conceito de lei foi amplificado, entrando em um conjunto de regimentos socais intitulados de “normas”, em seu livro Noções Preliminares de Direito do Miguel Reale, o doutrinador explica que a “norma jurídica enuncia o dever ser”.

        Em vista disso, Cesare fala que só as leis poderiam fixar as penas de cada delito, tirando assim da mão do judiciário, o poder de legislador. Assim, a justiça não poderia infligir a outro membro algo que não está na lei. Torna-se perceptível em diversos momentos do livro a imposição da separação de poderes como forma de se evitar o “despotismo de um só”, ou seja, as funções do magistrado e do legislador são constantemente delimitadas para evitar a concentração de poder.

Atualmente esse princípio é assegurado pelo Código Penal (Decreto Lei nº 2.848/40) Artigo 1º - “Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”. (Redação dada pela Lei nº 7.209/84) e a divisão dos três poderes está contida na Constituição Federal de 1988, artigo 2º - “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

        Seguindo esse pensamente, Beccario ainda comenta que o soberano só poderia fazer leis gerais e sem castigos cruéis, seguindo o pensamento de lei como uma forma de controlar as disparidades sociais. Hoje em dia, esses princípios estão contidos no artigo 5º da Constituição Federal – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)

        II – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude na lei;

III – Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;  (...)

2.1.1 - Qual o fundamento do direito de punir?

           No livro é claramente exposta a opinião do autor na parte II - Origem das Penas e Direito de Punir, onde ele usa o Contrato Social de Rousseau  como argumento para explicar a origem das penas e com isso delimitar o direito de punir. Segundo ele, cada indivíduo sacrifica uma pequena parcela de sua liberdade para viabilizar a sua sobrevivência na sociedade, devendo o soberano depositário das liberdades, em resposta, oferecer segurança e garantir o bem geral. No entanto, surge a necessidade de punir aqueles que desrespeitam as normas do bom convívio, invadindo as liberdades alheias.                             Assim, são estabelecidas penas para os infratores das leis. Contudo, as penas não podem exceder a porção mínima de liberdade depositada por cada indivíduo.

“(...) A reunião de todas essas pequenas porções de liberdade constitui o fundamento do direito de punir. Todo exercício de poder que deste fundamento se afastar constitui abuso e não justiça; é um poder de fato e não de direito constituem usurpação e jamais um poder legítimo” Beccaria, 2006 p 19

2.2 - Quais serão as punições aplicáveis aos diferentes crimes?

        O autor tenta em todo o seu livro determinar quais penais seriam mais cabíveis para cada delito, daí o nome do livro, e até mesmo o que seria “injusto” ou até mesmo um absurdo, temas que são está contidos, principalmente, nos direitos humanos universais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com