TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duplo Discurso - Antilogia

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

A melhoria da didática em sala de aula através do uso do smartphone no ambiente escolar.

  1. Fatores relevantes para validar sua utilização.

O celular para o jovem contemporâneo é uma plataforma de autonomia, pois os permite trocar informações de modo individualizado o que lhes traz a sensação de privacidade, efetivando essa ferramenta como parte essencial de sua vida. De certo modo, a tecnologia originou uma alteração no comportamento das pessoas, inclusive no comportamento dos jovens, já que as tecnologias vigentes estão atreladas de forma significativa na formação de crianças e adolescentes.

Apesar das objeções quanto ao uso do aparelho celular nas escolas, vemos que existe uma crescente oposição e debate quanto a essa questão. Em São Paulo, por exemplo, foi aprovado o projeto de Lei nº 860/2016, que altera a Lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em escolas estaduais.  Segundo o Governo do Estado, até Outubro de 2018 o sistema wi-fti e banda larga serão instalados em todas as cinco mil escolas da rede.

As escolas tem um poder de nortear seus alunos a não serem apenas usuários, mas também produtores de tecnologias, eles tem a necessidade de aprender a transformar o que tem em mãos, e não a se contentar com o papel de consumidores passivos de aplicativos feitos por outras pessoas e em geral feitos para estimular o consumo. A tecnologia é uma linguagem, e os alunos necessitam aprender os códigos dessa linguagem. Os jovens não podem ser reféns dessa linguagem que não dominam por completo.

Há um grande movimento internacional na educação entendendo que já hoje, e mais intensa em um futuro próximo, aqueles que não souberem princípios básicos de programação, serão considerados analfabetos, já existe ate um termo para tal denominado “analfabite”. Se os jovens de hoje não tiver o conhecimento dos princípios básicos dessas linguagens ou desses códigos que irão programar os computadores que já gerenciam a nossa vida e já estão de certo modo incorporados em nós, isso mostra que a educação fracassou completamente.

Por causa de suas múltiplas funções, o smartphone pode acessar todos os tipos de informações disponíveis de forma rápida, quase que instantânea. Por isso, é um  recurso poderoso para pesquisa. Também favorece os alunos para trocas de informações no espaço virtual, a construção do conhecimento em rede, e um dos aspectos mais importantes a ser considerado, é a facilitação da inclusão das crianças e jovens com deficiência.

Diante desse panorama, algumas instituições passaram a incentivar o uso dos celulares como recursos educativos  em sala de aula. Partindo do pressuposto que esse tipo de didática venha trazer uma identificação maior entre aluno e professor, integrando o jovem e o adolescente com maior ênfase no contexto escolar, permitindo um bom desenvolvimento e aproveitamento da sua capacidade de aprendizado.

A UNESCO no ano de 2013 publicou um guia com dez recomendações para que governos desenvolvam políticas publicas nesse sentido. Sendo elas:

Criar ou atualizar políticas ligadas ao aprendizado móvel.

Conscientizar  sobre sua importância.

Expandir e melhorar opções de conexão.

Ter acesso igualitário.

Garantir equidade de gênero.

Criar e aperfeiçoar conteúdo educacional.

Treinar professores.

Capacitar educadores usando  tecnologias móveis.

Promover o uso seguro, saudável, e responsável de tecnologias móveis.

Usar tecnologia para melhorar a comunicação e a gestão educacional.

Portanto, o uso do smartphone como ferramenta para apoiar a didática nas escolas não pode ser mal visto pelos cidadãos. Com o passar dos anos temos visto a evolução de diversas tecnologias, e precisamos acompanhar este progresso também, visando que é para um bem comum. A tecnologia vem desempenhando um importante papel em prol da sociedade, aproximando as pessoas não só através da comunicação, mas da educação, segurança, informação, entretenimento e lazer. É uma das faces da liberdade intelectual, é a nova vertente de ver e descobrir o mundo.

Transtornos causados pelo uso do smartphone no contexto escolar.

  1. A inviabilidade do uso do celular para a melhora o aprendizado.

É impossível negar a onipresença da tecnologia e seus cobiçados aparelhos, em principal os smartphones nos dias atuais na sociedade, até porque além das facilidades de uso, cada dia que passa, torna-se mais disponível a todos, o que não seria um inconveniente se não houvesse o mau uso do mesmo em algumas circunstâncias, em diversos ambientes, inclusive no ambiente escolar.

Há momentos em que disciplinar o foco e fortalecer a concentração é absolutamente a coisa mais importante para fazer.  Nesse sentido vale a pena desconectar  do excesso de distrações que a internet proporciona, para se conectar ao mundo real. A internet é genial, mas não podemos desconsiderar que a maioria das crianças e jovens está a fazer na frente de um smartphone não é um uso criativo, mas é pura procrastinação. E já tem muita gente sofrendo por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com