TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E vem com a onda

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Amanda Mello Schuch

Turma: 1º Semestre Diurno

E vem com a Onda

A situação dos mares e oceanos encontram-se muito precária, os seres humanos estão destruindo cada vez mais um de seus bens naturais e não estão se dando conta que estão deteriorando uma fonte de vida, de energia e alimento. Nós estamos causando nossa auto  destruição. O meio ambiente também têm seus direitos, assim como cada cidadão pode lutar pelo que acha justo e recorrer se for necessário, o meio ambiente têm leis que o protege contra maus feitores que são os responsáveis pela extinção de espécies, dos vazamentos de petróleo nas águas, caça às baleias e poluição das águas.

O modo com que as pessoas estão se preocupando com nossos mares e oceanos é deprimente, a pesca ilegal é um fator que agrava muito a escassez de novas espécies de peixes ou de algum outro animal marinho. Mesmo com a legislação pesqueira, há muitos que cometem delitos graves ignorando totalmente as leis. Assim como o vazamento de petróleo nas águas, quando ocorre a extração do petróleo, a negligência acarreta no vazamento de grande parte desse petróleo.

Há um grande aumento na extinção de algumas espécies de peixes de uns anos pra cá, estão morrendo em decorrência da poluição das águas, principalmente com o lixo que a população que frequenta as praias jogam no mar. E também com o lixo que os marinheiros lançam ao mar sem se importar com consequências maiores, causando a morte até mesmo de tartarugas que engolem esses lixos, como pedaços de plástico; tampas de garrafas; chicletes, pensando que são alimentos, esses resíduos ficam presos e as sufocam até levá-las à falência.

A caça às baleias é outro ponto fraco nesse meio, é terrivelmente apavorante tamanha crueldade que certas pessoas têm em praticar esse ato, as coisas que elas são capazes de fazer são indignas, e muitas vezes vangloriando-se e tentando tirar vantagens ao máximo. Um exemplo do que fazem com uma parte das baleias, é a utilização de sua camada de gordura que é bastante líquida, tendo a aparência de um óleo, muito usada para realizar pinturas. Tantas pessoas criticam este ato, intitulam-se contra o ato de caça às baleias, mas assim mesmo utilizam esse óleo ou objetos feitos a partir dos ossos das baleias, entre outras coisas. Se estas pessoas não adquirissem tais objetos, talvez isto pudesse acarretar na diminuição de tamanha procura por caçar baleias. Mas as pessoas apenas pensam em satisfazer-se com bens materiais, do que tentando preservar grande parte importantíssima do nosso meio ambiente.

 Com as informações que temos hoje em dia, é intrigante que algumas pessoas ainda tomam esse tipo de atitudes, têm a ousadia e a audácia de cometer crimes para sua “sobrevivência”, como estes costumam protestar quando alegam que não é necessário este tipo de atitudes, há um mercado de trabalho imenso com outras coisas a serem feitas, vários outros problemas a serem resolvidos ao invés de gerar mais um grande problema para resolvermos. Os marinheiros são a grande maioria que tentam defender seu ponto de vista e são aptos em meio à posição da caça às baleias. Invasões à propriedades privadas já ocorreram em meio à pesca ilegal, petições ao Congresso Nacional já ocorreram contra a pesca ilegal em locais proibidos, grupo de ativistas protestam contra a caça às baleias. Mesmo com tudo isso, ainda há com o que se preocupar e principalmente em tentar conter estes abusos de um poder maior, pois as atitudes tomadas atualmente simplesmente só geram conflitos e discussões. Está na hora das autoridades maiores darem um basta definitivo, pondo em prática de forma rígida e segura que as leis sejam severamente cumpridas e rigorosamente observadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com