TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Documentário: O mundo global visto do lado de cá.

Por:   •  17/12/2021  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Fundamentos e Metodologias para o Ensino da História e [pic 1]

                       Geografia

Curso:

Licenciatura em Pedagogia – 4° Período

Professora:

Darlyng Tavares

Acadêmica:

Valéria Cristina Cavalcante de Freitas - 0160794

Turma:

PED201M01

Turno:

Matutino – Zona Leste

Tema:

Resenha Crítica – Documentário: O mundo global visto do lado de cá.

[pic 2]

O documentário encontro com Milton Santos nos mostra a verdade realidade sobre a globalização, crise econômica, politica e cultura a nível mundial o papel da mídia e as manifestação da população são retratados como consequência da globalização desigual em que estamos inseridos atualmente e destacam as três faces da globalização: a primeira seria como o mundo nos fazem vê-lo, a segunda seria o mundo como ele é, a globalização como perversidade, a terceira o mundo como ele pode ser, uma outra globalização. Relata sobre a primeira globalização que se caracterizou pela ocupação territorial, a segunda começa no fim do século XX marcada pela fragmentação de territórios.

Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo atual de globalização vigorante no mundo que ele chamava globaritarismo. Ele enxergou uma severa realidade que considerava mais justa e mais humana no seu ponto de vista ele afirma que a mídia tem um importante papel de controlar a interpretação do que acontece no mundo, é por isso que se torna uma mediana da globalização.

No documentário nos mostra a luta dos moradores de Cochabamba contra a venda do abastecimento de água da cidade e o aumento das tarifas cobradas por este serviço, isso causou protesto nos países latinos. Esta resistência aparece também nas hesitações de se implantar e permanecer as políticas econômico-financeiras apresentadas pelo “Consenso de Washington” em países como Argentina e Equador. Os muros, que eram utilizados para conter exércitos inimigos, agora desuniram populações que têm facilidades de acesso a emprego e serviços daquelas excluídas dos mesmos serviços. O mundo está longe de ser semelhante e sem barreiras. O mundo global traz consigo contradições e imperfeições que são expostas pelo conhecedor no filme de Silvio Tendler.

A globalização por outro lado se revela como perversidade porque traz consequências econômicas perversas para os mais pobres, principalmente nos países subdesenvolvidos. O processo, que teria um caráter, na realidade, produz mais excluído e uma enfatizada concentração de renda. Mas a globalização pode ter outro destino, nas últimas décadas, o mundo vem aperfeiçoando meios de dispersão de informação que têm servido ao debate sobre a economia na escala planetária.

Com embasamento ao texto é ressaltado que o mundo passou por transformações e inúmeras mudanças ao longo do tempo. Com o andamento dessas mudanças houve uma alteração em toda sociedade. As relações internacionais se universalizaram e se globalizaram, o neoliberalismo ampliou, interferindo no habitual da vida das pessoas e na educação escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com