TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

ESAMC – ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

Bianca Bernardo 12170483

Direito Processual Trabalhista

Professora: Dr. Nathalia Carolini Mendes dos Santos

A in/constitucionalidade dos honorários de sucumbência e o pagamento pelo beneficiário da justiça gratuita

SANTOS SP

2020

Sumário

Introdução...............................................................................................................03

constitucionalidade dos honorários de sucumbência................................................04

inconstitucionalidade dos honorários de sucumbência.............................................04

Justiça gratuita no direito brasileiro.........................................................................05

Aplicação da sucumbência a beneficiários da justiça gratuita...................................07

Aplicabilidade da norma do art. 791-A da CLT introduzido pela Lei n.13.467/2017.........................................................................................................08

Os honorários advocatícios sucumbenciais na justiça do trabalho e o Novo Código de processo civil............................................................................................................09

Conclusão.................................................................................................................11

Bibliografia...............................................................................................................12

Introdução

A Lei 13.467/2017, conhecida como “Reforma Trabalhista”, trouxe inúmeras mudanças para a esfera do trabalho, tanto no lado material quanto no processual e devido a isso, a CLT foi bastante modificada.  

Nessas modificações encontra-se o art. 791-A, § 4º, que se trata da cobrança de honorários advocatícios sucumbenciais do beneficiário da justiça gratuita.

O presente trabalho tem por objetivo examinar a in/constitucionalidade dos honorários de sucumbência e o pagamento pelo beneficiário da justiça gratuita, no âmbito do processo trabalhista.

Constitucionalidade dos honorários de sucumbência

De acordo com uma recente decisão unanime, o TST entendendo a reforma trabalhista, declarou a constitucionalidade da norma da CLT que prevê a condenação em honorários de sucumbência mesmo para beneficiários da justiça gratuita.

Tal decisão é da 3ª turma que ao julgar recurso de reclamante que pretendia a exclusão da condenação, assegurando que o beneficiário gratuidade de Justiça deve ser isento do pagamento de honorários sucumbenciais, tendo pena de afronta aos princípios da isonomia processual e do acesso à Justiça.  

Segundo o ministro Bresciani: ‘’a imposição da sucumbência a beneficiários da Justiça gratuita requer ponderação quanto à possibilidade de ser ou não tendente a suprimir o direito fundamental de acesso ao Judiciário daquele que demonstrou ser pobre na forma da lei.’’

O ministro Bresciani discorre que  "Não obstante, a redação dada ao art. 791-A, § 4º, da CLT, demonstrou essa preocupação por parte do legislador, uma vez que só será exigido do beneficiário da Justiça gratuita o pagamento de honorários advocatícios se ele obtiver créditos suficientes, neste ou em outro processo, para retirá-lo da condição de miserabilidade. Caso contrário, penderá, por dois anos, condição suspensiva de exigibilidade."

No julgamento da ADI nº 6.053, o Supremo entendeu que o motivo dos honorários sucumbenciais não serem devidos por uma pessoa que tenha se beneficiado dos serviços, não é suficiente para, descaracterizar a natureza remuneratória dessa verba. O Tribunal reconheceu a constitucionalidade do recebimento de honorários advocatícios sucumbenciais por parte dos patronos públicos na forma da lei.

Além de reconhecer a constitucionalidade do pagamento de honorários sucumbenciais aos advogados públicos, o Supremo declarou que "o pedido da PGR de mera supressão da verba sucumbencial dos advogados públicos, sem qualquer estabelecimento de uma regra de transição e de compensação remuneratória, para a parcela única do subsídio, acarretaria inconstitucional redutibilidade nos vencimentos finais dos procuradores". E isso não se trata de uma discussão sobre direito adquirido e sim sobre a consagração da garantia de irredutibilidade.

Inconstitucionalidade dos honorários de sucumbência

O Supremo Tribunal Federal em relação a isonomia entre os advogados públicos e particulares, consignou que os advogados públicos estão “submetidos à legislação específica que regula tal exercício (...) nem por isso, entretanto, deixam de gozar das prerrogativas, direitos e deveres dos advogados, estando sujeitos à disciplina própria da profissão” vide Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2.652/DF. Com isso, estão os honorários de sucumbência previstos no artigo 23 do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil — OAB (art. 23. Os honorários incluídos na condenação, por arbitramento ou sucumbência, pertencem ao advogado, tendo este direito autônomo para executar a sentença nesta parte, podendo requerer que o precatório, quando necessário, seja expedido em seu favor, Lei nº 8.906/1994).

A Procuradoria Geral da República, em dezembro de 2018 ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, a ADI nº 6.053, em face de diversas normas que asseguram o pagamento dos honorários sucumbenciais aos advogados públicos, tal ação impugnava o artigo 23 do Estatuto da Advocacia e da OAB, do §19 do artigo 85 do Código de Processo Civil/2015, e os artigos 27 e 29 a 36 da Lei nº 13.327/2016 que dispõe sobre honorários advocatícios sucumbenciais das causas em que forem parte a União, suas autarquias e fundações.

Justiça gratuita no direito brasileiro

No ordenamento jurídico brasileiro, o instituto da justiça gratuita tem um papel essencial nas demandas ajuizadas pelas pessoas vulneráveis financeiramente.

Devido as demandas judiciais que engloba um custo para que seja acionado o Poder Judiciário, com intuito de que se tenha uma tutela jurisdicional efetiva dos direitos postulados.

A gratuidade da justiça, por meio de suas diversas funções, tem por objetivo permitir que qualquer pessoa tenha a possibilidade de ingressar em juízo, ou seja, até mesmo aqueles que não possuem qualquer condição financeira para arcar com as despesas processuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (502.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com