TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DE HARVARD: FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO DE HARVARD: FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM

Referência: Kaplan, Robert S; Kiron, David. Harvard Business School. Revista 14/09/2007

Texto do Fichamento:

CONTEXTO

Oficialmente conhecida como WorldCom, a LDDS iniciou suas operações em 1984, oferecendo serviços de telefonia de longa distância aos estados do Sul dos Estados Unidos. Partindo de uma política de aquisição de pequenas empresas, também operadores de linhas telefônicas, a companhia focou no crescimento interno, expandindo a área geográfica de atuação e, alçando o posto de maior indústria do ramo em 1998.

Entretanto, a rápida expansão dos anos 90, focada exclusivamente na geração de receitas e no crescimento desmedido, convalidou na ruina da companhia, que em 21 de julho de 2002, requereu a proteção contra a falência, prejudicando 20 milhões de cliente do varejo, e deixando 17.000 funcionário desempregados.

A falência da empresa, com faturamento superior a $30 bilhões, $104 bilhões em ativos e 60.000 funcionários, afetou ainda 80 milhões de beneficiários da Seguridade Social, o controle de tráfego aéreo, o gerenciamento de redes do Departamento de Defesa, o Escritório Geral de Contabilidade, e os serviços de longa distância das Casas do Congresso.

O COLAPSO

Conforme recordam os antigos funcionários, a expansao desenfreada da companhia conduziu a uma mistura de pessoas e culturas, alcançando a casa de 60.000 (sessenta mil) funcionários, divididos em departamentos desconhecidos entre si. Relembram os funcionários que sequer havia uma política escrita.

Em suma, cada departamento tinha suas próprias regras e estilo de gerência. Criou-se um ambiente em que os superiores mandavam, os subordinados faziam. Em compensação, empregados selecionados, considerados leais, recebiam gratificações para além das diretrizes de salário.

A FRAUDE

RAZÃO DEPESAS / RECEITAS (D/R)

Concentrados apenas na expansão da companhia, os CEO pressionavam os gerentes a apresentar crescimento de receitas a qualquer custo, mesmo que a longo prazo o projeto não compensasse os ganhos de curto prazo. Com efeito, projetando aumento na demanda de clientes, a WorldCom assumiu aluguéis de longo prazo com taxas fixas para obter capacidade de rede, anuindo com o pagamento de taxas substanciais pela interrupção ou encerramento antecipado do contrato. Com efeito, a companhia assumiu o pagamento pela capacidade de linhas em desuso.

Contrariando as expectativas, as condições do setor entraram em colapso em meados de 2000, muito em razão do estouro da bolha das empresas ponto.com, marcando o início da recessão econômica. Somado a crise econômica, a WorldCom passou a enfrentar à maior competição dentro do setor, ficando pressionada pela receita e preços, bem como, pelos altos custos comprometidos com as linhas de transmissão.

Com as operações em declínio, restou ao CFO Sullivan utilizar de técnicas contábeis para mascarar os resultados e conseguir o desempenho prometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com