TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA... Mandado de Segurança nº:...

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA...

Mandado de Segurança nº:…

        TÍCIO, brasileiro, divorciado, empresário, portador da carteira de identidade nº..., inscrito no CPF/MF sob o nº..., residente e domiciliado na ... , nos autos do Mandado de Segurança de número ...  em epígrafe, que move em face do GOVERNADOR DO ESTADO..., inconformado com a sentença denegatória proferida às fls. ..., vem, por seu advogado, com escritório..., nesta  cidade ,  interpor, tempestivamente,  o presente RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL, nos termos do artigo 105, II, b, da CRFB/88, esperando que seja conhecido e recebido, depois de cumpridas as formalidades processuais necessárias, sejam os autos remetidos ao Superior Tribunal de Justiça.

        Ademais, para os devidos fins de direito, o Recorrente aduz que não pode arcar com o pagamento das custas e honorários advocatícios, razão pela qual requer sejam concedidos os benefícios da gratuidade judiciária em sede recursal.

        Termos em que,

        pede deferimento.

Local/data

Advogado/OAB

RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO

Recorrente: TÍCIO

Recorrido: GOVERNADO DO ESTADO

        Egrégio  Supremo Tribunal de Justiça

        Colenda Turma

        Merece reforma o respeitável decisão de fls. , que denega o mandado de segurança em favor do recorrente, vem respeitosamente, apresentar as razões do presente recurso ordinário constitucional:


I- DOS FATOS

        O recorrente inconformado com ato praticado pelo recorrido, que negou acesso a documentos que permitiria a ele a impetração de uma Ação Popular, impetrou mandado de segurança perante o Tribunal de Justiça local, órgão competente para conhecer e julgar a questão. O mandado de segurança foi denegado, o recorrente ao interpor o recurso pretende provar que teve direitos constitucionais violados, tais como, o direito de petição, acesso a justiça e os atinentes a administração publica.


II- DIREITO        

        A ação popular é regulamentada pela Lei 4.717/1965, que nos parágrafos 4° e 5° do artigo 1°, esclarece que para poder instruir a inicial o autor pode requerer ao Estado documentos e informações pertinentes.

        O mandado de segurança é um dos remédios constitucionais expressos na Constituição Federal, artigo 5°, inciso LXIX, ele visa proteger direito líquido e certo que o habeas corpus, o habeas data e o mandado de injunção não protegem.

        O recorrido ao negar acesso aos documentos legais necessário a impetração da Ação Popular, violou diversos artigos constitucionais, tais como, artigo 5°, XXXIII, no qual estabelece o direito de todos receber dos órgãos públicos documentos ou informações pertinentes a segurança do Estado e proteção da coletividade. Da mesma forma o inciso XIV do mesmo artigo, que assegura o acesso a documentos hábeis a realização profissional desde que resguardado o sigilo da fonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com