TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica 2

Por:   •  13/6/2016  •  Abstract  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Na formulação rígida da teoria quantitativa da moeda V e T  são variáveis exógenas não influenciáveis pela quantidade de moeda em circulação (V dependeria dos hábitos da população – pagamento dos salários ao dia, à semana, ao mês, pagamento das contas a pronto, a 30 dias ou a prestações, etc. e T – número de transacções das empresas – dependeria da produção das empresas, sendo que esta não pode aumentar se se estiver em pleno emprego). Assim, a inflação dependeria da relação causal verificada entre M e P. A formulação rígida da teoria quantitativa da moeda diz então que P varia na mesma proporção em que variaria M. Se M varia 10% P variaria também 10%.

Na sua formulação mitigada a teoria quantitativa da moeda não trata V e T como variáveis exógenas. Se M aumentar é de prever que diminua o seu preço (taxa de juro), descendo esta aumenta a preferência pela liquidez e diminui a velocidade de circulação da moeda (V). Se M diminuir é de prever que aumente o seu preço (taxa de juro), aumentando esta diminui a preferência pela liquidez e aumenta a velocidade de circulação da moeda (V). O aumento de M pode também influenciar T. Se não se estiver em pleno emprego o aumento de M influencia T. Neste caso se M aumenta, P aumenta, mas também aumenta T (porque as pessoas têm mais dinheiro logo aumentam a sua procura de bens e serviços), verificando-se que o aumento de M em x% vai provocar um aumento em menor medida de P. Se se estiver em pleno emprego M não pode influenciar T, mas naturalmente influencia P. Subindo P, sobem os preços, passa a haver inflação, havendo inflação V aumenta, subindo os preços mais do que aumentou M.  

A teoria quantitativa da moeda na sua formulação mitigada continua a defender que P varia no mesmo sentido de M mas já não necessariamente na mesma proporção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com