TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Busca da Humanização no Acesso aos direitos do usuario serviço publico e privado

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

                              UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

         Serviço Social em busca da Humanização na Saúde

                No acesso aos direitos sociais dos usuários.

SP- Mogi das Cruzes

2015

         

  Serviço Social em busca da Humanização na Saúde

                No acesso aos direitos sociais dos usuários.

                          Andressa Souza

                   Leticia Vidal

          Edson

 

                                Projeto de Pesquisa Elabora para a Disciplina

                                                De Projeto Integrador ll sob orientação do

                                                Prof. Tito Artuno Valencia Monárdez.

        

                                               SP- Mogi das Cruzes

2015

                                          Resumo

Este artigo busca discutir as políticas públicas de atenção à saúde brasileira, as reais dificuldades que existem em relação ao acesso a saúde pela sociedade.

 Partir da crise da saúde pública abre-se espaço para inserção da

Saúde privada, que se caracteriza como uma alternativa à população no acesso aos serviços de saúde.

Procuramos discutir o direito social enquanto de movimentos e lutas sociais, objetivam a visualização a compreensão por parte do Estado, das demandas e necessidades produzidas socialmente pelo modo de produção capitalista.

Estado a uma crescente demanda coletiva da população. Tecemos algumas considerações a respeito da criação de políticas focalizadas como estratégia de enfrentamento a desigualdade social a estrutura social, mas procura garantir aqueles que mais necessitam acesso aos serviços de saúde.

Refletimos sobre o trabalho interdisciplinar no campo da Saúde que através da articulação entre diferentes saberes na prática cotidiana dos profissionais pode contribuir para um melhor entendimento do processo saúde e adoecimento

Como reflexão trazida da importância das ações conjuntas entre os

Setores públicos e privados podem render bons frutos, em prol de um atendimento mais.

Humanizado à população que procura os serviços de saúde, em especial setor hospitalar.

                                       

                                           Introdução

Segundo o estudo a organização e o funcionamento dos sistemas de saúde na década de 1980 foram marcados pelos princípios da eficácia, otimização e eficiência, a partir dos anos 1990 são incorporadas as noções de qualidade, eqüidade, satisfação e autonomia do usuário. Neste bojo se situa a humanização da atenção à saúde. No campo da atenção em saúde o termo humanização tem sido utilizado com diferentes significados e entendimentos. O conceito vem se modificando no decorrer dos últimos anos, confundindo-se historicamente, nas fases iniciais, com a luta por direitos dos pacientes/usuários. Podemos dizer que humanização da atenção à saúde tem seu fundamento na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em seu art. 1º afirma: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. A reflexão sobre práticas humanizadoras em saúde se inicia nos anos 1970 por meio da discussão e luta sobre os “direitos do paciente”. A primeira declaração de direitos dos pacientes a ser reconhecida pela literatura foi emitida pelo Hospital Mont Sinai, em Boston/ USA, em 1972. Um ano depois, a Associação Americana de Hospitais lança a Patient’s Bill of Rights [Carta dos Direitos dos Pacientes], que foi posteriormente revisada em 1992 (Fortes, 1998). De grande importância para a fundamentação sobre a humanização na saúde foi a Declaração da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, co-patrocinada e organizada pela Organização Mundial de Saúde e pela UNICEF, que aconteceu em Alma-Ata, capital do Kazaquistão Soviético, de 6 a 12 de setembro de 1978, a qual reafirmou que a saúde é um estado de bem-estar completo, físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades, devendo ser compreendida como um direito humano fundamental. A Declaração enfatizou que a obtenção do mais alto nível de saúde possível é o objetivo social mais importante a ser atingido pelos sistemas de saúde, sendo que as pessoas devem ter o direito e a obrigação de participar, individual e coletivamente, no planejamento e na implementação de seus cuidados com saúde.  A reflexão humanística não enfoca somente problemas e necessidades biológicas, mas abrange as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes nos relacionamentos humanos existentes nas ações relativas à atenção em saúde. O estado de saúde e o processo saúde— doença em cada pessoa são vivenciados como condição única, enquanto que para os profissionais de saúde as situações individuais são vividas como casos, de um pretenso ponto de vista objetivo, dentro de parâmetros supostamente racionais.      

                                                                  Justificativa

O grau de dificuldade identificado no atendimento ao público

interno e externo pelos diversos segmentos indicam a necessidade de

implementar ações que venham favorecer o desenvolvimento de papel

profissional desta frente de trabalho no quesito melhoria do atendimento ao usuário, seja em relação aos prestadores de serviços de saúde, seja em relação seus direitos

sociais dos usuários de seus serviços.

 

                                                Problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com