TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que consiste o Taylorismo?

Por:   •  3/3/2016  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Em que consiste o Taylorismo?

Frederick W. Taylor foi um engenheiro norte-americano que, em 1911, publicou um livro chamado “Os princípios da administração”, o qual trouxe explicações sobre a sua concepção de sistema de produção.

Segundo Taylor, cada funcionário deveria ter uma atividade específica para desempenhar, ou seja, se em uma indústria de automóveis, um indivíduo tivesse a função de pintar os carros, então esta será sua única e exclusiva função nesta fábrica e a partir desse princípio surge, então, a organização com hierarquias sistematizadas, pois há limites entre as funções, enfatizando a figura do supervisor, pois segundo o autor desta teoria, a fiscalização é imprescindível para que aja um efetivo controle da produtividade dos funcionários.

Os métodos padronizados são amplamente aceitos nesta teoria, pois na visão de Taylor, estes métodos são eficazes em razão do menor potencial de falhas e custos, pois estes foram testados e aprovados o que contribui com uma lucratividade maior, além da alta preocupação com o treinamento prévio dos trabalhadores a fim de que o empregador constate, logo de início, em qual área o seu empregado tem maior potencial expressivo e maiores habilidades.

Além das características acima citadas, visava também à qualidade de vida do trabalhador, ou seja, Taylor entendia que a busca de alternativas de reduzissem o cansaço físico e psicológico dos seus empregados e o inventivo para que ocorra o aumento da produtividade, através das recompensas e aumentos salariais, resultaria em melhorias expressivas do ambiente profissional e, com isso, o aumento dos lucros.

Concluo, portanto, que, segundo Taylor, existiam duas separações máximas nas categorias de trabalhadores: aqueles que eram pagos para pensar e os que eram pagos para executar o trabalho manual, havendo, assim, uma nítida hierarquização cujo maior objetivo era promover o maior e mais eficiente rendimento possível com o mínimo de custos.

REFERÊNCIAS

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Taylorismo e Fordismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm>. Acesso em 03 de março de 2016.

SOUSA, Ariana. “Teoria Clássica da Organização”; Sociuslogia. Disponível em <http://sociuslogia.blogspot.com.br/2009/02/teoria-classica-da-organizacao.html>. Acesso em 03 de março de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com