TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfrentamento em Cajamarca

Por:   •  11/7/2017  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

1 Obra

DIAMOND, Jared Mason. Enfrentamento em Cajamarca. In: ______. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Tradução de Sílvia de Souza Costa. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. Cap. 1, p. 67-80.  

                               

2 Credenciais da autoria

        Jared Mason Diamond é um biólogo evolucionário fisiologistabiogeógrafo e autor de não-ficção estado-unidense. Ele é mais conhecido pelo seu livro Guns, Germs, and Steel(Armas, germes e aço, 1997), vencedor do Prêmio Pulitzer. Depois de cursar a Roxbury Latin School, obteve seu Bacharelado pela Universidade de Harvard, em 1958, e seu PhD em Fisiologia e Biofísica de membranas pela Universidade de Cambridge, em 1961. Entre 1962 e 1966, retornou a Harvard como um junior fellow. Diamond é professor de Fisiologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia e ampliou seu campo de estudo para biologia evolutiva e biogeografia.

Ele ainda é membro da Academia Americana de Artes e Ciências, da Academia Nacional de Ciências e Sociedade Filosófica Americana. Já escreveu mais de duzentos artigos em revistas como Discover, Natural History e etc. Diamond além de “Armas, Germes e Aço”, também publicou “O Terceiro Chimpanzé” em 1991 e “Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso” em 2005.

3 Conclusões da autoria

 

A captura de Ataualpa foi decisiva para a conquista europeia do Império Inca, os europeus embora tivessem poucos homens, tinham armas o suficiente para garantir uma vitória espanhola sobre o exército de 80.000 índios, mas mantiveram Ataualpa retido por 8 meses com a finalidade de dar tempo a Pizarro para enviar unidades de exploração para outras partes do Império, sem que fossem impedidos. Pizarro recebeu o maior regaste da história em troca de libertá-lo, e após receber renegou sua promessa e matou Ataualpa.

        A captura de Ataualpa é como marco de um momento decisivo no maior enfrentamento da história moderna. Mas também interessa em um sentido mais amplo, porque os fatores que resultaram na captura eram praticamente os mesmos que determinaram o resultado de vários choques semelhantes entre colonizadores e povos nativos em outras partes do mundo.

        Sem muitas informações de como seriam os habitantes, Pizarro só poderia contar com seus homens, armas e cavalos, estava longe demais para pedir qualquer ajuda. Na batalha, 168 espanhóis derrotaram um exército de índios 500 vezes mais numerosos, sem perder nenhum espanhol.

        As vantagens dos espanhóis estavam nas espadas de aço e em outras armas, armaduras de aço e nos cavalos. Contra essas armas, as tropas de Ataualpa, sem animais para montar, tinham apenas pedras, bronze e tacapes de madeira e machados. Esse desequilíbrio em matéria de equipamentos foi decisivo em inúmeros outros confrontos.

        Embora Pizarro fosse analfabeto, pertencia a uma tradição que conhecia a escrita, esse fato fez dos espanhóis herdeiros de uma imensa quantidade de conhecimentos sobre o comportamento humano e a história. Já Ataualpa não tinha nenhuma ideia sobre os espanhóis nem experiência com invasores.

        

4 Digesto

        O “Enfrentamento em Cajamarca” tem o foco num episódio ocorrido durante a conquista espanhola nas Américas, o enfrentamento entre a avançada sociedade do Velho Mundo e a do Novo Mundo.

        Ataualpa e seu exército estavam em Cajamarca devido a uma guerra civil, uma epidemia de varíola, que se alastrou entre os índios sul-americanos após a chegada dos colonos espanhóis ao Panamá e à Colômbia, que matou o imperador inca e a maior parte de sua corte em 1526. Se não fosse a epidemia, os espanhóis teriam encontrado um império unido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com