TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você Confia no Ensino das Escolas Públicas do Brasil?

Por:   •  30/6/2016  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Você confia no ensino das escolas públicas do Brasil?

O sistema educacional brasileiro passa por um crescente processo de defasagem, onde ocorre um tratamento igualitário para todos os estudantes, ou seja, não ha uma análise do perfil do aluno. O estudante morador da periferia, que tem renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo e convive de perto com a violência tem o mesmo tratamento que um estudante residente em bairro de classe média, renda familiar per capita de três salários mínimos e que possui segurança privada no local em que reside. Dos dois agentes sociais descritos qual possui melhores condições de desenvolvimento educacional dentro da instituição de ensino?

Obviamente que o segundo estudante terá uma condição mais propensa ao aprendizado, mas como é de conhecimento de todos o estudante do caso 2 é uma exceção na rede pública de ensino, visto que, na maioria dos casos famílias com renda superior a dois salários mínimos per capito colocam os filhos para estudar na rede privada de ensino. O que explica as estatísticas alarmantes do baixo nível de aprendizado dos estudantes das escolas públicas brasileiras.

Segundo dados do Ministério de Educação de abril de 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB apenas 0,8% dos municípios brasileiros estão no patamar de desenvolvimento educacional considerado ideal pelo Governo Federal. Atualmente o IDEB das escolas públicas brasileiras é de 4,7%, muito distante da média de 6% alcançada pelos países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico – OCDE.

E a degradação não para por ai O Brasil sempre ocupa as piores posições em rankings  mundiais de educação. Na última avaliação da Programme for International Student Assessment – PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil ocupou o 53º lugar em educação, entre 65 países. E o analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE).

Estatisticamente pode-se observar que não da para confiar no ensino das escolas públicas do Brasil. Enquanto os órgãos competentes não montarem e implementarem um plano de ação bem elaborado que analise o perfil socioeconômico, psicológico e familiar do agente educando não será possível fornecer condições igualitárias de ensino para o estudante que mora no ‘’asfalto’’ e o que mora na ‘’favela’’. E o Brasil continuará figurando nas piores colocações nos rankings educacionais mundiais.

Portanto, em minha opinião o que falta neste país economicamente emergente, mas de povo pobre de conhecimento são atitudes enérgicas para proporcionar condições igualitárias de ensino. O desenvolvimento nacional depende deste fator primordial, que infelizmente encontra-se em crescente declínio.

REFERÊNCIAS:

No texto: ‘’A qualidade da educação brasileira’’. Disponível em:

http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm Acessado em: 26/05/2016.

No texto: ‘’IDEB-Resultados e metas’’.  Disponível em:

http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=2936359 Acessado em: 26/05/2016.

No texto: ‘’O ensino público no Brasil: ruim, desigual e estagnado’’. Disponível em:

http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/01/bo-ensino-publico-no-brasilb-ruim-desigual-e-estagnado.html Acessado em: 26/05/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com