TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre a mídia e a Educação

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

sumário

1        introdução        3

2        A mídia e seus benefícios na educação        4

2.1        a mídia e seus malefícios na educação        4

2.1.1        Primeiro ponto negativo: Influência da família mediante a mídia e educação        5

2.1.2        Segundo ponto negativo: Influência das escolas mediante a mídia e educação        5

REFERÊNCIAS        7



  1. introdução

Ao longo deste trabalho será apresentado as grandes importâncias da mídia e a educação. Independente de suas contradições ao decorrer será discutido sobre a influência que há da mídia dentro da educação esclarecendo quais os seus benefícios e malefícios mediante a esses paradoxais assuntos. Deixando amostra o sensacionalismo que o poder midiático possui realizando o que os institutos educacionais muitas vezes não conseguem fazer, criar sonhos. Se não houver um equilíbrio infelizmente constituíremos uma educação frívola e sem fundamentos.


  1. A mídia e seus benefícios na educação

 No mundo de hoje, podemos plenamente observar que a tecnologia está se alastrando de forma rápida em muitos lugares como, casas, trabalhos, escolas, enfim existe uma enfinidade de lugares onde podemos encontra-lá. Hoje, a tecnologia tem sido um grande auxilio nas escolas e com este auxilio muitas crianças estão aprendendo de forma mais rápida e eficaz. Mas há uma grande expanção na mídia televisiva e é onde nós podemos nos aprofundar mais e observar os pontos benéficos mediante a educação. A mídia televisiva ou até mesmo no mundo virtual (internet) nos trouxe uma nova visão onde podemos encontrar tudo o que buscamos com mais rapidez, só não nos garante total segurança. Mas mediante a isso existe os programas educacionais, documentários, artigos, enfim, uma variedade de ferramentas onde podemos usa-lás.  

Segundo Thompson ( 1998, p. 12; 1995, p. 7) esclarece devemos dar um lugar aos meio de comunicação, ou seja, a própria tecnologia. Pois esse grande surgimento de grande desenvovimento pode ser considerado uma característica importante para a cultura ocidental e também poderá alavancar o ensino nas escolas. Um trecho abaixo irá complementar está ideia:

A escola como instituição, seus currículos, professores e profissionais da educação em geral, não podem deixar de se preocupar com as peculiaridades da prática educativa  contemporânea, ou seja, a educação no mundo moderno não conta apenas com a participação da escola e da família. Outras instituições como a mídia desponta como parceiras de uma educação pedagógica. (SETTON, 2002).

     

  1. a mídia e seus malefícios na educação

Apesar de haver muitos benefícios mediante a tantas tecnologias e influências da mídia nos dias de hoje, há também muito o que discutir sobre o lado que vem prejudicando a educação. Pode-se observar que há dois pontos negativos muito agravantes na aplicação dessa tecnologia na sociedade, que são as verdadeiras influências. Desde o nascimento de uma criança, da educação em que ela recebe de seus pais, do ensinamento que é transmitido nas escolas até o influente e confuso poder midiático.

  1. Primeiro ponto negativo: Influência da família mediante a mídia e educação

Diferente dos tempos antigos, onde os pais passavam maior parte do tempo com seus filhos, cuidando e concentrando sua atenção em suas atitudes. Hoje, em tempos mais atuais, infelizmente pela necessidade dos pais passarem a maior parte do tempo trabalhando, os filhos tende a ficar em creches com pessoas que acabam dando continuidade a educação.

Considere que pela primeira vez na história humana as crianças nascem em casas nas quais a televisão fica ligada uma média de 7 horas por dia. E que pela primeira vez a maioria das histórias não é contada pelos pais, nem pela escola, nem pela igreja, nem pela tribo ou comunidade e, em muitos lugares, nem mesmo pelo país de origem, mas por um grupo relativamente pequeno de conglomerados empresariais que possuem algo para vender.

(Gerbner, 1998, p. 2, apud Almeida Jr., 2001, p. 50)

Por consequência disso, muitos pais desviam sua atenção as atitudes e a inflencia que possuem sobre seus filhos e por este desleixo cada vez mais crianças e adolescentes crescem sem uma base forte e concreta. E sem saber discenir o que será bom para sí, crescem praticando e repetindo erros que poderiam ser evitado. Tudo isso acontece pois a sem a base familiar provavelmente metade das influencias e aprendizados foram pratos cheios oferecidos pela mídia.  

  1. Segundo ponto negativo: Influência das escolas mediante a mídia e educação

Como compreendido infelizmente nos dias de hoje, crianças nascem e independente de sua idade já são colocadas em frente a um aparelho de televisão ou computador. Assistindo desenhos, escutando músicas, enfim, crianças acabam se tornando vítimas inocentes desde pequenos. Com todo esse conhecimento as escolas começaram aplicar essa tecnologia dentro da sala de aula e conteúdos atrativos dentro de suas disciplinas. Pois os alunos começaram a mostrar  cada vez mais interesse por computadores e por mais que isso seja um comum avanço da tecnologia, existe preocupações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com