TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esboço Inicial de Filosofia - Etica e Meio Ambiente

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Observando a atual crise mundial, onde cada pessoa vive no seu “eu” individual. Esses mesmos indivíduos, esquecem que vivemos num mundo coletivo, onde a Ética e o respeito, andam lado a lado.

O ser humano, cada vez mais egoísta e grande gerador de detritos orgânicos e não orgânicos, esquecem da ética ambiental, da crise onde pode chegar com tanto descaso, tratando com falta de zelo, os nossos córregos, matas e rios... Jogam lixos, derrubam arvores, tudo em nome do progresso.

Porém esquecem que, para haver desenvolvimentos, devemos ter cautela com a natureza, procurando agir de forma mais contundentes, sem grandes prejuízos.

Meio Ambiental, nada mais é, saber tratar com respeito, aquilo que é da Terra, sim da Terra, pois tudo que está relacionado ao meio ambiente, como flora, fauna, bacias hidrográficas, são da Terra, porém nessa biodiversidade, podemos colocar, efeito estufa, o clima e tudo que está relacionado aos que se diz em meio Ambiente.

Ser ético é saber não apenas respeitar e agir com integridade nas suas relações interpessoais ou profissionais, mas também temos que ser éticos ao que se trata natureza, dependemos dela no nosso consumo diário, seu ar, agua, sua terra, seu fogo...

Com o desmatamento excessivo e a invasão nos leitos dos rios, faz com que a cada dia, a nossa atmosfera esquente, e faz também com que cada um de nós sofra ou com o calor ou frio exagerado.

No entanto em seu livro, Junges (2004, p. 22):

“É necessário superar a concepção do ser humano como espécie dominante e separada do mundo, despojando-se do seu isolamento individualista e colocando-se no ponto de vista de todos. Trata-se de assumir uma perspectiva holística, adotando formas transpessoais em atitudes junto à natureza. Assim surge um ser humano ecoico em vez de egoico, que se compreende essencialmente como um ser em relação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com